De acordo com nota publicada no portal da Força Aérea da Nigéria (NAF conforme sigla em inglês), o governo brasileiro aprovou a venda de três aviões de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano ao país africano.
Ainda conforme o texto, o Ministério da Defesa do Brasil autorizou a transferência das aeronaves pertencentes ao inventário da Força Aérea Brasileira (FAB) para a Embraer Defesa e Segurança, afim de prepara-los para entrega ao cliente africano.
A aquisição dos A-29 faz parte do esforço da NAF para fortalecer as capacidades operacionais, e para enfrentar insurgências e militantes da guerrilha que agem naquele país. A intenção das autoridades militares da Nigéria em adquirir Super Tucanos surgiu em 2015, e o montante financeiro para concretização da compra foi disponibilizado no orçamento de 2016.
Uma equipe de oficiais da NAF deverá visitar o Brasil para inspecionar as aeronaves. O prazo de entrega não foi mencionado na nota, sendo informado apenas que será efetivada “dentro de um prazo razoável”.
Por outro lado, a NAF informou que a Nigéria pretende adquirir A-29 adicionais, mas agora novos de fábrica através dos Estados Unidos. Procurada pela reportagem de T&D, a Embraer até o momento não confirmou a efetivação do negócio.
Ivan Plavetz