A crescente demanda para vetores de missões especiais 

A demanda por vigilância de áreas devido a mudanças climáticas, exploração ambiental ilegal, coleta de dados de inteligência e outras tarefas de reconhecimento e monitoramento tem crescido significativamente entre governos e agências. Embora alguns países recorram a serviços privados, utilizando dados e imagens de satélites, vetores tripulados ainda desempenham um papel crucial em cenários operacionais complexos que exigem reação imediata, mesmo em uma era marcada pela predominância da tecnologia, automação e inteligência artificial. 

Encontrar soluções que combinem alta tecnologia e custos competitivos é um grande desafio. Nesse contexto, aeronaves já consolidadas no mercado têm se destacado como ferramentas ideais para atender às demandas do cenário moderno. 

Durante a 8ª Mostra BID Brasil, realizada de 3 a 5 de dezembro em Brasília, a empresa brasileira Aeromot, representante da austríaca Diamond, apresentou o Diamond DA62 MPP, uma aeronave desenvolvida para missões especiais. 

Um vetor polivalente 

O DA62 MPP é um bimotor leve, com capacidade para sete pessoas, carga útil de 710 kg, velocidade máxima de 356 km/h, alcance superior a 2.300 km e autonomia de até sete horas. É equipado com dois motores Austro Engine AE330 turbo de 180 hp, que consomem apenas 45 litros de querosene de aviação JET-A1 por hora, garantindo eficiência e baixo custo operacional. 

Combinando alta capacidade de carga, longa autonomia e custos reduzidos, o DA62 MPP tem sido amplamente adotado em missões de vigilância, reconhecimento e inteligência. No mercado civil, é o modelo mais vendido de sua categoria, responsável por 94% das novas entregas. Já no âmbito militar e governamental, está em operação em cerca de 24 países, com aproximadamente 115 unidades em serviço. 

O modelo dispõe de uma ampla gama de soluções de missões, configurada sob medida para o atendimento de diferentes demandas operacionais. Suas aplicações incluem inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento (ISTAR) e busca e salvamento. 

Conjunto avançado de sensores 

O DA62 MPP, equipado com o localizador de emissões RF Smith & Myers Artemis, compatível com redes 2G (GSM), 3G (UMTS), 4G (LTE) e 5G (NR), pode localizar pessoas em perigo através de emissões eletromagnéticas de celulares, mesmo em situações extremas, como desastres naturais. Em casos como os deslizamentos de Mariana e Brumadinho, a aeronave poderia identificar pessoas soterradas pelos sinais emitidos por seus celulares, permitindo marcações precisas para equipes de resgate. 

Outro exemplo de aplicação seria nas buscas por aeronaves desaparecidas, como o helicóptero perdido em 2024 no interior de São Paulo. Nessas situações, o sistema da aeronave permite mapear e comunicar-se com celulares de interesse, utilizando redes locais ou criando um circuito próprio em áreas com pouca ou nenhuma cobertura de sinal. 

O DA62 MPP também é eficaz no monitoramento de fronteiras ou áreas restritas, identificando intrusos por terra ou água a partir de sinais de celular, além de ser uma ferramenta valiosa no combate a incêndios florestais, rastreando equipes em campo e oferecendo maior consciência situacional para decisões estratégicas. 

O sistema de localização também é integrado com um sensor eletro-óptico Trakka TC300, que oferece imagens térmicas e coloridas de alta resolução, além de opções como laser rangefinder, apontador e iluminador laser. 

Um computador de missão consolida todas as informações dos diferentes sensores em uma tela touch screen de operação simples e intuitiva. 

Outro sensor essencial é o radar PrecISR 1000, da empresa alemã Hensoldt, projetado para operar em aeronaves de baixo desempenho. Compacto e eficiente, ele oferece recursos avançados, como classificação e identificação de alvos móveis (MTI), imagens de alta resolução (SAR) e vigilância marítima (ISAR). No modo ar-ar, o radar detecta aeronaves em baixa altitude e correlaciona dados de outros sensores, como ADS-B e EO/IR. 

O radar opera na banda X, com alcance de até 370 km, peso de 60 kg e cobertura de 360°, sendo capaz de atuar simultaneamente em diferentes modos. Definido por software, o sistema é facilmente atualizado, garantindo versatilidade e eficiência em diversas missões. 

O MPP pode ser configurado com diversos outros sistemas, como comunicação satelital, LIDAR ou data links, reforçando a versatilidade da plataforma. 

Apoio técnico no Brasil 

Fundada em 1967, a Aeromot é uma Empresa Estratégica de Defesa 100% nacional, especializada no desenvolvimento de soluções aeronáuticas completas (turn-key). A empresa é atualmente uma das maiores fornecedoras de aeronaves novas do Brasil, e atua na também em fabricação, modificação e integração de sistemas em aeronaves. Com um corpo técnico altamente capacitado, a empresa oferece soluções de manutenção, apoio técnico e investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento. 

As aeronaves DA62 MPP são completamente configuráveis no Brasil, com soluções desenvolvidas e certificadas por engenheiros brasileiros, com o máximo de conteúdo nacional. 

Com abrangência nacional, a Aeromot possui sua matriz e sede administrativa em Porto Alegre, uma filial em Belo Horizonte, bases operacionais em Fort Lauderdale (EUA), Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo, garantindo suporte técnico em diversas regiões. 

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *