A aerotransportabilidade dos LMV-BR é confirmada no KC-390

No dia 30 de novembro de 2022, a Diretoria de Fabricação (DF) do Exército Brasileiro (EB), em conjunto com o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e a Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o primeiro teste de aerotransportabilidade da viatura blindada multitarefa – leve sobre rodas (VBMT-LSR) 4X4 LMV-BR na aeronave KC-390 Millennium FAB 2853, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT), o “Esquadrão Gordo”, no âmbito do projeto de obtenção do veículo.

O evento ocorreu na Base Aérea do Galeão e contou também com o apoio do Centro de Instrução Paraquestista (CI Pqdt GPB) e do 1° Batalhão de Engenharia de Combate (1° BE Cmb) da Força Terrestre.

Foram utilizadas duas viaturas LMV-BR, equipadas com o sistema de armas remotamente controlado (SARC) REMAX e REMAX 4, onde se verificou o embarque na aeronave, a segurança dos pontos de ancoragem e a capacidade do transporte, em um processo semelhante ao ocorrido no Exercício ZEUS.

Com informações e imagens da Diretoria de Fabricação

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Comentários

7 respostas

    1. É um equilíbrio entre disponibilidade de meios, cronograma de ensaios, prioridades de certificação, recursos orçamentários.

      Se só ocorreram agora é porque no manejamento das janelas só coube fazer agora.

      Se a prioridade é certificar um par REVO ou pousar no gelo, todos os esforços param para isso, e acaba atrasando os outros ensaios.

  1. Não é por nada não, mas os LMVs do EB ficaram show de boloa, sem dúvidas uma das mais importantes aquisições!
    Agora imaginem um SPike operado a partir do LMV, ficaria show demais.

    1. Muito bom!!

      As duas versões da estação de arama REMAX 03 e REMAX 04 em teste…
      Parece que em uma das viaturas reduziram a calibragem do pneu para da altura,

  2. A diferença entre a versão com Remax e a versão com Remax 4 é absurdamente notável, excelente a evolução, baita projeto.

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