No dia 30 de novembro de 2022, a Diretoria de Fabricação (DF) do Exército Brasileiro (EB), em conjunto com o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e a Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o primeiro teste de aerotransportabilidade da viatura blindada multitarefa – leve sobre rodas (VBMT-LSR) 4X4 LMV-BR na aeronave KC-390 Millennium FAB 2853, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT), o “Esquadrão Gordo”, no âmbito do projeto de obtenção do veículo.
O evento ocorreu na Base Aérea do Galeão e contou também com o apoio do Centro de Instrução Paraquestista (CI Pqdt GPB) e do 1° Batalhão de Engenharia de Combate (1° BE Cmb) da Força Terrestre.
Foram utilizadas duas viaturas LMV-BR, equipadas com o sistema de armas remotamente controlado (SARC) REMAX e REMAX 4, onde se verificou o embarque na aeronave, a segurança dos pontos de ancoragem e a capacidade do transporte, em um processo semelhante ao ocorrido no Exercício ZEUS.
Com informações e imagens da Diretoria de Fabricação
Respostas de 7
Show…BRASIL…
Meio estranho que isso já não tenha ocorrido antes… ambos os meios estão plenamente operacionais nas forças há bastante tempo…
É um equilíbrio entre disponibilidade de meios, cronograma de ensaios, prioridades de certificação, recursos orçamentários.
Se só ocorreram agora é porque no manejamento das janelas só coube fazer agora.
Se a prioridade é certificar um par REVO ou pousar no gelo, todos os esforços param para isso, e acaba atrasando os outros ensaios.
Não é por nada não, mas os LMVs do EB ficaram show de boloa, sem dúvidas uma das mais importantes aquisições!
Agora imaginem um SPike operado a partir do LMV, ficaria show demais.
Muito bom!!
As duas versões da estação de arama REMAX 03 e REMAX 04 em teste…
Parece que em uma das viaturas reduziram a calibragem do pneu para da altura,
A diferença entre a versão com Remax e a versão com Remax 4 é absurdamente notável, excelente a evolução, baita projeto.
Algo que falta as Forças Armadas do Brasil é investir em bons vídeos.