A-29 realiza primeiros voos armados no Afeganistão

0
2571
Imagem 1 e 2 A-29-Afeganistão
A-29 durante uma surtida de treinamento realizada na última quarta-feira (06). (Imagem: USAF)

A  438ª Ala Aérea Expedicionária da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) divulgou a primeira imagem de um A-29 da Força Aérea do Afeganistão realizando treinamento armado numa região próxima à capital Cabul.

De acordo com a fonte, os A-29 saem para essas surtidas carregados com duas bombas de 500 libras (Mk 82) inertes além dos dois canhões de 12,7mm (.50) instalados internamente nas asas. Esses treinamentos estão sendo realizados com suporte de integrantes da 438ª Ala Aérea Expedicionária no âmbito da Resolute Support Mission formada por militares de países da OTAN, que tem por objetivo prover instrução e treinamento para as Forças Armadas do Afeganistão.

Nas missões reais, os A-29 terão como alvo  posições dos extremistas do Taleban e da Al-Qaeda abrigados sob a cadeia de montanhas que ocupa a maior parte daquele país.

Após a conclusão do programa para treinar os primeiros pilotos afegãos de A-29 desenvolvido na Base Aérea de Moody, Estado da Georgia, Estados Unidos, um lote inicial de quatro A-29 chegou a Cabul no dia 15 de janeiro. Mais quatro deles devem ser entregues nos próximos meses.

Vale lembrar que o Pentágono encomendou um lote de 20 unidades do Super Tucano em 2013 por US$ 427 milhões no âmbito do programa Light Air Support (LAS). As aeronaves estão sendo repassadas para o governo do Afeganistão para reaparelhar a Força Aérea do país.

A Embraer Defesa e Segurança (EDS) e sua parceira norte-americana Sierra Nevada Corporation (SNC), vencedoras da licitação, instalaram uma linha de montagem da aeronave em Jacksonville, na Flórida, como parte do contrato. A entrega das ultimas unidades do lote deve acontecer ao longo de 2018.

Ivan Plavetz
Fonte: 438th Air Expeditionary Wing