A-29 do Afeganistão realizam ataques aéreos

0
2660

Após um período de treinamento armado apoiado pela 438ª Ala Aérea Expedicionária da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), aviões A-29 Super Tucano da Força Aérea do Afeganistão cumpriram no último missões de ataque real contra posições de insurgentes guerrilheiros  acantonados no nordeste da província de Badakhshan. De acordo com a fonte da informação, essas operações foram as primeiras realizadas no Afeganistão com emprego do A-29.

Um oficial do Exército Nacional do Afeganistão (ANA de acordo com sigla em inglês) confirmou que foram executadas três surtidas sobre o vale de Khostak no distrito de Jurm, local onde estão localizadas as principais fortalezas mantidas pelos guerrilheiros. Essas operações foram acionadas a noite a partir da capital afegã Cabul.

Uma fonte diplomática ligada aos assuntos que envolvem ações da Força Aérea do Afeganistão, afirmou que os A-29 executaram com sucesso as missões bombardeando os alvos com auxilio de coordenadas táticas fornecidas por uma plataforma ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) não especificada.

A Força Aérea do Afeganistão recebeu os quatro primeiros A-29 em janeiro último, e de acordo com o portal Jane’s Defense Weekly, mais quatro no último dia 29 de março. Essas aeronaves fazem parte do lote de 20 unidades compradas pelo governo dos Estados Unidos  no âmbito do programa Light Air Support (LAS). Um lote de quatro unidades deverá ser entregue em 2017 e o restante ao longo de 2018.

Ivan Plavetz
Fonte: Jane’s Defense Weekly