O ministro da Defesa da República Tcheca, Martin Stropnicky, afirmou durante entrevista que seus país poderá sediar um centro de treinamento de pilotos para o avião de combate Gripen da sueca SAAB.
Conforme a reportagem, este centro não seria apenas para pilotos tchecos, mas também húngaros e eslovacos, sendo que o segundo país tem demonstrado interesse firme no Gripen. Stropnicky ressaltou que a potencial escolha do avião de combate sueco daria suporte ao plano de implantação do centro na República Tcheca.
De acordo com ele, Eslováquia e Hungria (a última já é operadora de Gripen) mostraram interesse na ideia da formação do centro. A solução renderia o compartilhamento de conhecimentos e capacidade de instrução.
Ao mesmo tempo, a escolha do Gripen pela Eslováquia teria como desdobramento a proteção conjunta do espaço aéreo em parceria com a República Tcheca. Os entendimentos dependerão das decisões do governo da Eslováquia ressaltou. Fontes locais indicam que as negociações com a Suécia envolve o leasing de até 12 exemplares do Gripen C/D para a Força Aérea daquele país. A República Tcheca opera catorze Gripen a mais de 10 anos, sendo doze deles da versão “C” e dois da “D”, cujo contrato de leasing foi renovado recentemente.
Ivan Plavetz