A Helibras entregou ao longo do mês de julho quatro helicópteros militares, sendo duas unidades para o Exército Brasileiro e duas para a Força Aérea Brasileira, atendendo ao cronograma estipulado pela empresa e contribuindo para as ações dessas Forças durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.
A Aviação do Exército (AvEx) recebeu uma nova unidade do Pantera K2, o quarto já modernizado, e mais um Fennec, totalizando 13 exemplares do modelo que já passaram pelas modificações e atualizações. As aeronaves ficarão baseadas em Taubaté (SP) a serviço do 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx) e 1ºBAvEx, respectivamente.
Com relação aos H225M, o programa chega à metade totalizando entrega de 25 unidades. As duas mais recentes, destinadas à FAB, correspondem ao segundo e o terceiro helicóptero em versão operacional da Força, que foram totalmente fabricados no Brasil, tendo passado por todas as etapas da linha de montagem da Helibras, em Itajubá (MG). Uma das aeronaves será operada pelo 1º/8º GAv (Esquadrão Falcão), em Belém do Pará, e o outra pelo 3º/8º GAv (Esquadrão Puma ), no Rio de Janeiro, RJ.
Reconhecimento de crédito
Com o andamento do programa H-XBR, criado para fabricar helicópteros H225M no Brasil para a Marinha, Exército e Força Aérea, a Helibras obteve mais uma carta de crédito. O reconhecimento de 15,4 milhões refere-se à certificação do primeiro grupo de técnicos militares formados pela empresa no curso básico de motor, aviônicos e célula do H225M.
Ivan Plavetz