A Marinha do Brasil assinou contrato com a FT Sistemas para a compra de um Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (SARP) Horus FT 100, certificado pelo Ministério da Defesa como Produto Estratégico de Defesa (PED).
Os equipamentos serão utilizados pelos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais em missões de monitoramento e vigilância.
Essa é a primeira negociação que a FT Sistemas firma com a Marinha do Brasil, já tendo contratos com o Exército Brasileiro, além de ter desenvolvido tecnologia de navegação e controle para a Aeronáutica. Para o presidente da FT Sistemas, Nei Brasil, essa parceria é de grande importância, pois consolida a presença da companhia nas Forças Armadas do Brasil.
“Nós somos pioneiros nesse segmento e, hoje, praticamente, a única empresa a atender as três Forças. Isso demonstra a seriedade e a capacidade da FT Sistemas para desenvolver aeronaves remotamente controladas. Também nos credencia, fortalecendo nossa atuação nos mercados interno e externo”, afirmou Nei Brasil.
As aeronaves do Sistema Horus FT 100 possuem propulsão elétrica, podendo ser lançadas com a mão. Com envergadura de 2,7 metros, comprimento de 1,9 metros e pesando em torno de oito quilos, essas aeronaves podem ser usadas em missões militares, de governo e também em projetos privados.
Com essa venda, a FT Sistemas terá aeronaves não tripuladas à disposição das Forças Armadas para atuar nas missões de monitoramento e vigilância. “É um orgulho para nós estar presente em operações tão relevantes para o Brasil. Isso só reforça nossa missão de contribuir para o desenvolvimento e autonomia tecnológica do país”, conclui o presidente da FT Sistemas.
Ivan Plavetz