A Airbus Helicopters alcançou um importante marco no início deste ano no desenvolvimento de um helicóptero demonstrador de alta velocidade como parte do programa de pesquisa europeu Clean Sky 2, que visa encontrar soluções eficientes e sustentáveis para a aviação.
O protótipo com design inovador da fuselagem acaba de passar por ensaios em túnel de vento nas instalações da Airbus Helicopters. Os testes comprovaram a viabilidade do projeto escolhido em termos de eficiência, sustentabilidade e desempenho, abrindo caminho para uma revisão preliminar do projeto esperada para o final de 2016.
Enquanto isso, o desenvolvimento global registrou o seu primeiro marco oficial envolvendo todos os principais parceiros industriais, concluindo a fase de pré-projeto.
Com base na tecnologia do X3, projeto já consolidado pela empresa, o demonstrador Clean Sky da Airbus Helicopters vai ajudar a refinar as configurações aerodinâmicas conformadas com materiais compostos e fazer um protótipo mais próximo do design operacional que possa atender aos requisitos futuros de maior velocidade, melhor relação custo-benefício e com reduções drásticas de emissão de poluentes e de ruídos. Os testes em voo do protótipo estão previstos para começar em 2019.
“É uma honra conduzir esse projeto em conjunto com a Clean Sky Joint Undertaking e o grande número de empresas europeias que participam desse desenvolvimento. A nossa ambição é nos tornarmos referência na indústria de helicópteros, de forma a projetar uma visão ousada para o futuro desse meio de transporte”, disse Jean-Brice Dumont, diretor técnico da Airbus Helicopters.
“Nosso demonstrador Clean Sky não será apenas o mais veloz, ele vai ajudar a utilizar a velocidade de forma mais inteligente, procurando a melhor equação entre custo-eficiência, sustentabilidade e desempenho de missão. Queremos quebrar a barreira do custo, geralmente associado com o aumento da velocidade e alcance, e abrir o caminho para novas missões a partir de 2030, fornecendo serviços essenciais de transporte de emergência ou transporte porta-a-porta para os passageiros”.
O desenvolvimento do demonstrador conta com uma ampla rede europeia de parceiros industriais que estão trazendo as suas capacidades técnicas e conhecimentos para o projeto. Enquanto as instalações da Airbus Helicopters na França, Alemanha, Espanha e Polônia estão envolvidas em atividades de design estrutural e mecânica, outros países como a Romênia, Itália e Reino Unido também contribuem amplamente com conhecimentos para os pacotes de design e a fabricação.
Ron Van Manen, gestor do programa Clean Sky, destacou que “o projeto do demonstrador LifeRCraft do programa Clean Sky 2 reunirá capacidades de pesquisa de toda a Europa, endereçando as lacunas tecnológicas em sistemas, estruturas e design geral, demonstrando a viabilidade de um helicóptero que pode trazer uma nova combinação de capacidade, alcance e velocidade para o mercado de aviação. Particularmente, em todas as missões que exijam uma resposta rápida ou que o alcance seja um requisito fundamental (como nas ações humanitárias, evacuação médica ou busca e salvamento), este conceito de aeronave poderá trazer benefícios importantes para o público e abrir novas oportunidades de mercado que irão fortalecer a posição competitiva já privilegiada do setor de aviação da Europa”.
Ivan Plavetz