A companhia estatal ucraniana Antonov restaurou um exemplar do avião An-22 Antaeus, o maior turboélice de transporte do mundo, que decolou pela primeira vez na última segunda-feira (30) após cerimônia de apresentação oficial ocorrida na sede da fabricante em Kiev, Ucrânia.
De acordo com a agência de noticias UNIAN, futuramente a aeronave ficará baseada em Leipzig, Alemanha. O primeiro vice-presidente da Antonov, Oleksandr Kotsiuba, disse que uma vez completado o programa de voos de provas, a aeronave estará apta para realizar serviços aéreos comerciais após integrada na frota da Antonov Airlines. De acordo com Kotsiuba, o An-22 possui capacidade para transportar grandes volumes de carga cujo peso total chega a 60 toneladas.
Vale lembrar que a Antonov ficou mundialmente conhecida pelo desenvolvimento de grandes aviões de carga. O An-22 foi o primeiro da família de gigantes da companhia, que voou pela primeira vez em fevereiro de 1965. Produzido em série entre 1966 e 1976, um total de 68 deles saíram da linha de montagem instalada no Uzbequistão, uma das repúblicas da extinta União Soviética.
O modelo foi usado pela estatal russa Aeroflot e pela Força Aérea Soviética como transportador estratégico. A Antonov desenvolveu também o quadrijato An-124 Ruslan e o An-225 Mriya impulsionado por seis motores turbojato.
Ivan Plavetz
Fonte: UNIAN