O ministro da Defesa da Argentina, Agustín Rossi, presidiu a cerimônia de incorporação oficial de dois helicópteros Bell 412 EP adquiridos para a Força Aérea daquele país. Durante o evento de apresentação das aeronaves, ocorrida no Setor Militar do Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, Rossi disse que foram investidos US$ 17 milhões na aquisição.
Ele também destacou que os novos helicópteros permitirão fortalecimento das operações que a Força Aérea Argentina (FAA) realiza, incluindo resgate, transporte de carga e pessoal, apoio à comunidade em situações de emergência (incêndios e enchentes, por exemplo) e em missões na Antártica auxiliando atividades cientificas, entre outras tarefas. Esses aparelhos também poderão ser acionados no âmbito da política externa do país servindo as Nações Unidas participando de operações de manutenção da paz.
O helicóptero Bell 412EP é uma aeronave biturbina de emprego geral e seu peso máximo de decolagem alcança cinco toneladas. Sua autonomia de voo é de três horas sem reabastecimento e transporta, além do piloto e copiloto, mais treze passageiros.
Ivan Plavetz