A Atmos, empresa vinculada à Fundação Ezute, assinou contrato com o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando da Aeronáutica. Conquistado por meio de pregão eletrônico, o vínculo tem duração de 12 meses e visa o fornecimento de serviços técnicos especializados para a revitalização do Sistema Radar Meteorológico Banda X, Doppler e Dupla Polarização, localizado na Base de Alcântara (MA).
Os técnicos e engenheiros serão responsáveis pela avaliação técnica e operacional do sistema radar e por prover soluções para os itens defeituosos. A equipe também fará a revisão geral do sistema, colocando-o em operação. O contrato também contempla a manutenção preventiva e assistência técnica, atualização de documentos e treinamento da equipe local.
O Radar Meteorológico Banda X do CLA foi entregue em 2009 e possui um raio de alcance de aproximadamente 100 quilômetros, sendo uma importante ferramenta para as campanhas de lançamento realizadas no CLA, além de realizar o monitoramento contínuo das condições meteorológicas da região. Atualmente, o sistema está inativo.
“A conquista desse contrato muito nos orgulha, pois reforça nossa capacidade técnica e operacional de oferecer um serviço de extrema importância para o País, permitindo a retomada de suas atividades e garantindo a extensão da vida útil do sistema”, destacou o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Atmos, José Luiz Gomes Novaes.
Ivan Plavetz