O grupo italiano Finmeccanica anunciou que assinou um contrato com o Kuwait para o fornecimento de 28 aviões de combate Eurofighter Typhoon. O negócio faz parte de um acordo bilateral firmado entre os governos italiano e do país árabe.
De acordo com a empresa, a venda é o maior negócio já realizado pelo grupo. As aeronaves serão fabricadas na Itália com a participação de parceiros internacionais do consórcio Eurofighter. O contrato também inclui logística, suporte operacional, treinamento de pilotos e pessoal de apoio (programa que terá cooperação da Força Aérea da Itália).
Adicionalmente, o negócio inclui modernização da infraestrutura terrestre existente no Kuwait e que será empregada nas operações dos Typhoon.
As aeronaves apresentarão uma configuração dotada com avançados sistemas disponíveis, entre eles, o novo radar de varredura eletrônica por matriz ativa (AESA – conforme sigla em inglês) E-Scan desenvolvido pelo consórcio EuroRADAR liderado pela Finmeccanica.
O Kuwait é o oitavo país a encomendar o Eurofighter Typhoon. Com este pedido, o número de exemplares produzidos chega a quase 600 unidades.
Ivan Plavetz