Após a conclusão dos voos de ensaio realizados pela Embraer Defesa e Segurança (EDS) no município de Gavião Peixoto (SP), foi entregue a segunda aeronave de combate AF-1B ao Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1/1A. Na ocasião foram realizados dois voos pelo piloto de ensaios da Marinha do Brasil, capitão-de-corveta (FN) Paulo Mário, tendo sido atendidos todos os requisitos previstos em normas técnicas.
No dia 1º de abril, a aeronave de matrícula militar N-1011 foi entregue para o Esquadrão VF-1, unidade da Marinha sediada na Base Aérea de São Pedro da Aldeia. A partir de agora, o avião poderá ser empregado nas diversas tarefas operativas do VH-1 e desempenhará um importante papel no treinamento e preparação dos pilotos com vistas à conversão operacional para as aeronaves modernizadas.
O N-1011 é o protótipo modernizado monoplace (AF-1B) e será entregue temporariamente ao Esquadrão VF-1, devendo retornar a Embraer antes do término do Programa de Modernização para receber o retrofit (atualização da modernização) e a pintura definitiva de aeronave modernizada.
Ivan Plavetz