A Atech, empresa do Grupo Embraer, apresentou o ATHENA durante a FIDAE 2016 (Feira Internacional do Ar e Espaço). A solução voltada para o setor de Segurança Cibernética é um dos destaques da empresa no evento, que aconteceu entre os dias 29 de março e 03 de abril, em Santiago, no Chile.
O domínio das tecnologias para atuação efetiva nas questões cibernéticas é privilégio de poucos países, entre os quais o Brasil. De acordo com a Atech, a empresa possui expertise e capacidade de inovar com vistas para dar suporte a projetos dos setores público e privado, com soluções abrangentes e customizadas no estado da arte, com o objetivo de preservar ativos, reduzir perdas e agregar valor aos negócios.
Para isso, a Atech desenvolveu o ATHENA, uma solução integrada de hadware, software e acessórios, que opera como plataforma de segurança in-a-box (soluções completas dentro de um único pacote).
O produto viabiliza o acesso seguro de aplicações web por meio da internet ou de qualquer outra rede considerada de risco, valendo-se de recursos como firewalls redundantes; sistemas de detecção e prevenção de intrusão (IDS/IPS-Intrusion Detection System/Intrusion Prevention System- Sistema de Detecção de Intrusão/Sistema de Prevenção de Intrusão; sistema de registro de atividades para auditorias e investigações; mecanismos de monitoramento dos ativos de hardware e software; acesso seguro por meio de Virtual Private Network (VPN) e hardening (processo de mapeamento das ameaças, mitigação dos riscos e execução das atividades corretivas, com foco na infraestrutura e objetivo principal de torná-la preparada para enfrentar tentativas de ataque) dos sistemas operacionais.
Ivan Plavetz