10 anos do primeiro voo de um astronauta brasileiro

Imagem 2 Brasil-Espaço
O tenente-coronel Cesar Pontes a bordo da ISS (Imagem: Agência Força Aérea)

Nesta semana foi comemorado o 10º aniversário do histórico voo espacial realizado pelo tenente-coronel-aviador Marcos César Pontes, o primeiro astronauta brasileiro. Naquela data, às 23 horas e 30 minutos, em 2006, o foguete Soyuz decolou do Cosmódromo de Baikonour, no Cazaquistão, levando a nave Soyuz TMA-8 com o oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) e mais dois tripulantes a bordo. Essa foi a 36ª missão espacial do gênero.

Na bagagem, além de experimentos científicos educacionais, o astronauta levou uma Bandeira do Brasil, uma camiseta da Seleção Brasileira de Futebol, uma réplica do chapéu modelo “Panamá” e um lenço original do Pai da Aviação, o brasileiro Alberto Santos-Dumont, que 100 anos antes conseguiu colocar no ar o 14 Bis. Para homenagear esse pioneirismo, a ida do brasileiro ao espaço foi batizada de Missão Centenário.

(Imagem: NASA)

Ao todo, foram dez dias no espaço, sendo oito na Estação Espacial Internacional (ISS) e dois a bordo das naves Soyuz TMA-8 e TMA-7 (ida e volta, respectivamente). Em 1º de abril, a nave acoplou à ISS e o tenente-coronel deu início aos oito experimentos selecionados pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

O retorno no dia 08 de abril foi bem sucedido. A operação de reentrada foi o procedimento mais arriscado. Ao ser resgatado, Marcos Pontes afirmou: “Vencemos”!

Ivan Plavetz

COMPARTILHE