FIDAE 2016 abre suas portas no Chile

CHI15. SANTIAGO DE CHILE (CHILE), 29/03/2014.- Fotografía cedida por la Feria Internacional del Aire y Espacio 2014 (Fidae) hoy, sábado 29 de marzo de 2014, que muestra una vista área de la feria en Santiago de Chile (Chile). EFE/Francisca Arias/Fidae/SOLO USO EDITORIAL/NO VENTAS/NO ARCHIVO
A FIDAE 2016 ocorre entre os dias 29 de março e 03 de abril em Santiago, no Chile. (Imagem: FIDAE)

O mais importante evento de aviação, defesa e segurança da América Latina afina os últimos detalhes para abertura da sua 19ª edição. A Feira Internacional do Ar e do Espaço, ou FIDAE, como é mais conhecida, ocorre em Santiago, no Chile, entre os dias 29 de março e 3 de abril.

Na última edição, em 2014, foram 604 expositores, de 43 países, além de 125 aeronaves e cerca de 150.000 visitantes durante o evento. A expectativa é que esses números sejam superados em 2016.

Um dos destaques da exposição será o avião de combate Gripen da SAAB. A empresa sueca confirmou a presença do modelo em escala real, que ficará em exibição na área externa da mostra. O caça multifuncional foi adquirido para a Força Aérea Brasileira (FAB), sendo que o primeiro protótipo está em fase final de montagem em Linköping, Suécia, com previsão de voo inaugural ainda para este semestre.

Grandes empresas do setor aeroespacial participam da FIDAE, entre elas a norte-americana Boeing e o consórcio europeu Airbus. A Feira Internacional do Ar e do Espaço reúne também forte presença de empresas latino-americanas, lideradas pelo Brasil. Entre as atrações da indústria brasileira, a Embraer vai  promover o portfólio de produtos, entre eles, o KC-390, nova aeronave de transporte tático/logístico e reabastecimento em voo da FAB que está em fase de testes e o A-29 Super Tucano, avião desenvolvido pela empresa para cumprir missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e na formação de líderes da aviação de caça.

O Gripen está entre as principais atrações da FIDAE 2016. (Imagem: Imagem Sven Nyffeler)

A aeronave turboélice incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos e foi concebido para atender aos requisitos operacionais da FAB. Outros países como Estados Unidos, Angola, Colômbia e Chile também operam o A-29. O Super Tucano é o atual equipamento de exibição da Esquadrilha da Fumaça, cuja presença é tradicional no evento, mas que realiza pela primeira vez em solo internacional um show aéreo com a nova aeronave.

Indústria Nacional

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) também retorna com o Pavilhão Brasil na FIDAE 2016.

Em parceria com a APEX-BRASIL (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e apoio do Ministério da Defesa, a ABIMDE, juntamente com o CECOMPI (Brazilian Aerospace Cluster), coordenará a exposição de 60 empresas que compõem a BID (Base Industrial de Defesa) para apresentarem seus produtos, novidades e para terem a oportunidade de iniciar novos negócios com o mercado internacional.

A Esquadrilha da Fumaça realizará durante a FIDAE sua primeira exibição internacional com os A-29 (Imagem: Agência Força Aérea)

A FIDAE é um dos principais destinos para aqueles que desejam investir em negócios de Defesa e Segurança. Com mais de 35 anos de existência, o evento reúne expositores e possíveis parceiros em potencial, vindos dos cinco continentes. Estreitar o contato com tais empresas e representantes governamentais é o grande objetivo dos empresários brasileiros.

Atrações

Uma novidade esperada da FIDAE 2016 são os drones ou as Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP). O crescimento da operação desses equipamentos no mundo fez com o evento dedicasse um espaço exclusivo, onde as empresas poderão exibi-las e mostrar suas capacidades de voo.

Imagem 5 FIDAE-2016
A FIDAE terá uma ala exclusiva para expositores e seminários relativos à aeronaves não tripuladas. (Imagem: FT Sistemas)

O avião de combate de 5ª geração F-22 Raptor e a equipe de paraquedismo Wings of Blue, da Força Aérea dos Estados Unidos; as aeronaves de combate F-16, F-5 e KC-135, da Força Aérea Chilena, entre outras, já confirmaram presença no evento.

Para as demonstrações aéreas, além da Esquadrilha da Fumaça, a programação conta com a equipe Halcones, do Chile, operando aeronaves Extra 300, a Esquadrilha Hangar Del Cielo, da Argentina e a equipe Team RV, também chilena, que voa aeronaves RV-7 e RV-8.

Ivan Plavetz

COMPARTILHE