O presidente executivo da canadense International Test Pilots School (ITPS), Giorgio Clementi, assinou um contrato para seis jatos de treinamento avançado M-346 T Block 20, com opção para mais seis aeronaves, em uma cerimônia de assinatura em Venegono, Itália, que também incluiu um voo de avaliação final da aeronave.
Clementi afirmou que “O M346 dá continuidade ao ilustre histórico da Itália na produção de jatos de treinamento de ponta. Os novos jatos de treinamento devem entrar em serviço na base do Centro Internacional de Treinamento Tático (ITTC), da empresa em North Bay (Ontário), a partir de 2029, contribuindo significativamente para o primeiro projeto de aprimoramento de capacidades da frota do ITTC, atualmente ativa no treinamento de diversos clientes internacionais e para atender à demanda por serviços de treinamento tático avançado de mais de dez forças aéreas diferentes em todo o mundo”.
Com mais de 25 anos de experiência em fornecer treinamento avançado e especializado em testes de voo e táticas militares no Canadá para mais de 29 forças aéreas até o momento, o ITPS tem atuado no fornecimento de soluções inovadoras para atender às crescentes necessidades operacionais das forças aéreas modernas.
Em outubro de 2025, o CEO da ITPS, Dave Lohse, realizou uma avaliação aérea do jato de treinamento avançado Leonardo M-346 no espaço aéreo ao norte do Aeroporto Internacional de Ottawa.
Após o voo de avaliação, Lohse afirmou: “O M-346 é um jato de treinamento avançado excepcionalmente capaz, que se alinha perfeitamente com os requisitos operacionais do treinamento moderno de pilotos de caça. O desempenho da aeronave, o sistema de controle de voo digital e a arquitetura de treinamento avançada fazem dela uma plataforma ideal para apoiar a próxima fase de crescimento do Centro Internacional de Treinamento Tático”.
O M-346 é o elemento central de um sistema de treinamento de voo avançado, de última geração e em constante evolução, que já demonstrou sua eficácia: uma história de sucesso com mais de 160.000 horas de voo e mais de 160 aeronaves vendidas até o momento, permitindo que diversas forças aéreas na Europa e no mundo treinem pilotos para voar caças de alto desempenho, como, entre outros, o Eurofighter Typhoon, o F-35 e os sistemas aéreos de combate de próxima geração.
Vinte países, incluindo o Canadá, já treinam seus pilotos no M-346 ou selecionaram a aeronave, na versão de caça leve multifuncional. Graças ao seu alto desempenho, capacidades e manobrabilidade, o M-346 também foi escolhido pela Força Aérea Italiana como a futura aeronave da “Frecce Tricolori”, a equipe nacional de acrobacias aéreas da Itália.

Fonte: Leonardo