Santiago Rivas (*)
Na manhã de hoje, 17 de fevereiro, as duas primeiras aeronaves Embraer EMB-314 Super Tucano da Força Aérea Uruguaia (FAU) decolaram da fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), iniciando seu voo de transferência para a Brigada Aérea II, em Durazno, no Uruguai.
Quem está fazendo o translado das aeronaves são pilotos da Embraer e a cerimônia de incorporação na FAU estando prevista para ocorrer no próximo dia 22, na Brigada Aérea I, em Carrasco, onde receberão as matriculas FAU 250 e FAU 251.
Após adquirir seis unidades em 2024, o Uruguai se torna um dos 21 países do mundo e um dos oito na América Latina que escolheram o Super Tucano como plataforma para vigilância, patrulha, reconhecimento, ataque terrestre e prevenção de voos de contrabando e tráfico de drogas. Com essa aeronave, o país recuperará sua capacidade ofensiva, operando no Esquadrão Aéreo Nº 2, da Brigada Aérea II, em Durazno, ao lado das duas últimas aeronaves Cessna A-37B Dragonfly.



(*) Santiago Rivas é jornalista e fotógrafo argentino, especializado em defesa, editor da revista Pucará Defensa e colaborador de Tecnologia & Defesa na Argentina