Helibras entrega helicópteros Esquilo e Super Cougar para FAB e Marinha

Helibras entregou o último AH-15B para a Marinha do Brasil. Foto: Airbus Helicopters via DCTA.

No fim de 2025, a Helibras celebrou a entrega de dois helicópteros à Marinha do Brasil e à Força Aérea Brasileira (FAB), reforçando de forma significativa a frota de asas rotativas das Forças Armadas. As aeronaves, um H-50 Esquilo (H125) e um AH-15B Super Cougar (H225M), foram recebidas nos dias 17 e 18 de dezembro pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), órgão da FAB responsável pela gestão, aquisição, acompanhamento técnico e recebimento de aeronaves e sistemas de defesa, nas instalações da empresa em Itajubá, em Minas Gerais.

O Esquilo de matrícula 8823 foi adquirido pela FAB no âmbito do programa TH-X, que prevê a incorporação dos helicópteros Airbus/Helibras H125 para modernizar a formação de pilotos de helicóptero da Marinha e da Força Aérea. As aeronaves do programa estão sendo obtidas por meio da redução de três helicópteros H225M Caracal. Segundo o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o novo vetor amplia a capacidade operacional da instituição ao oferecer maior versatilidade nas missões de instrução e treinamento.

“O recebimento da quinta aeronave do Projeto TH-X e da terceira destinada à Força Aérea representa mais um passo importante na integração do novo vetor como plataforma-base para a formação de futuros pilotos de helicóptero”, afirmou o capitão-aviador Erlon Nascimento de Souza, do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), responsável pelo recebimento do H125 da FAB.

COPAC recebeu o quinto H125, adquirido para treinar pilotos da FAB e MB. Foto: Airbus Helicopters via DCTA.
COPAC recebeu o quinto H125, adquirido para treinar pilotos da FAB e MB (Foto: Airbus Helicopters, via DCTA)

A COPAC também recebeu o último AH-15B Super Cougar destinado à Marinha do Brasil, encerrando um ciclo que, segundo o DCTA, fortaleceu de forma significativa a aviação naval. A versão armada do H225M Caracal é empregada pela Marinha e é a variante mais avançada do helicóptero em atividade no país. Armada com o míssil antinavio Exocet AM39 B2M2, possui radar tático APS-143, o sensor infravermelho FLIR Star Safire III, suíte de contramedidas e demais equipamentos, todos integrados ao sistema de gerenciamento de dados táticos de missão (N-TDMS).

Adquiridos pelas três Forças Armadas no âmbito do programa H-XBR, os Caracal cumprem uma ampla gama de missões. No Exército Brasileiro, o modelo é designado HM-4 Jaguar; na FAB, H-36 Caracal; e, na Marinha, AH/UH-15 Super Cougar.

Durante o evento, representantes da Helibras destacaram a relevância da parceria contínua com as Forças Armadas, ressaltando o papel da indústria nacional na fabricação e no suporte de aeronaves de alta tecnologia. As entregas evidenciam não apenas o fortalecimento da capacidade operacional das organizações militares, mas também o compromisso com a soberania nacional e com o desenvolvimento tecnológico do país.

O presidente das Comissões de Recebimento e chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle do Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC), coronel-aviador Diogo Silva Castilho, ressaltou que “a Marinha do Brasil encerra hoje o recebimento dos helicópteros mais complexos e equipados já produzidos no hemisfério sul, um verdadeiro motivo de orgulho para a indústria nacional e um conjunto de vetores que traz um relevante ganho operacional para as nossas Forças Armadas”.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *