No dia 28 de novembro, o 9º Batalhão de Manutenção (9º B Mnt), organização militar diretamente subordinada ao 9º Grupamento Logístico (9º Gpt Log), realizou a solenidade de encerramento da Operação Patton 2025.
A Operação Patton é uma atividade logística e de manutenção conduzida pelo 9º B Mnt, com a finalidade de elevar a capacidade operacional dos meios blindados do Comando Militar do Oeste (CMO), por meio da recuperação e disponibilização de viaturas blindadas essenciais à ação de choque da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) e ao fortalecimento integrado das capacidades de mobilidade, potência de fogo e proteção blindada do 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB).
A cerimônia contou com a presença do general de Exército Alcides Valeriano de Faria Junior, comandante militar do Oeste, oficiais generais da ativa e reserva, bem como de Comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Campo Grande.
Ao longo da Operação Patton 2025, foram recuperadas e entregues 17 viaturas blindadas de combate carro de combate M60A3 TTS e três viaturas blindadas especializadas de socorro (VBE Soc) M88A1, todas em condições plenas de emprego.

Além da recuperação dos meios blindados, foram implementadas ações complementares fundamentais para a elevação da disponibilidade técnica, mitigação de falhas operacionais e melhoria dos registros de manutenção no Sistema SMEM, tais como, o apoio direto específico do 9º B Mnt ao 20º RCB, com acompanhamento técnico especializado e o treinamento de mecânicos do 20º RCB nas instalações do 9º B Mnt, promovendo intercâmbio técnico e nivelamento de procedimentos.
A disponibilização dessas viaturas amplia as capacidades de combate da Força Blindada do CMO e contribui diretamente para a prontidão operacional da Força Terrestre na Defesa e Preservação da Fronteira Oeste do Brasil.
Além da recuperação dos meios blindados, foram implementadas ações complementares fundamentais para a elevação da disponibilidade técnica, mitigação de falhas operacionais e melhoria dos registros de manutenção no Sistema SMEM, tais como o apoio direto específico do 9º B Mnt ao 20º RCB, com acompanhamento técnico especializado, e o treinamento de mecânicos do 20º RCB nas instalações do 9º B Mnt, promovendo intercâmbio técnico e nivelamento de procedimentos.
A disponibilização dessas viaturas amplia as capacidades de combate da Força Blindada do CMO e contribui diretamente para a prontidão operacional da Força Terrestre na defesa e preservação da fronteira oeste do Brasil.

Fonte: 9º Grupamento Logístico
Respostas de 10
Tive o privilégio de servir nessas duas unidades…
Boa tarde amigos quantos M60A3 serão recuperados ao todo?
o M60 é uma boa plataforma com ótimos projetos de modernização mundo afora, não entendo porque o EB gasta dinheiro modernizando cascavel e não faz isso com o M60 que teria um resultado muito melhor.
A meta era 2017, mas por hora só 17 veículos.
Deviam dar na mãos dos turcos para dar realmente uma SENHORA atualizada. Aí SIM, ficaria interessante.
Recuperar estes M60 é como tapar o sol com peneira.
Olá Pessoal da revista tecnologia e defesa, obrigado pela matéria.
com tantos heróis em nossa força terrestre por que razão denominar a operação com o nome de um norteamericano?
O nome “Operação Patton” faz referencia ao nome do carro de combate M60, que é “Patton II”.
Solução acertada do EB em minha modesta opinião.
Acho que o EB deveria ir além, modernizar os M60 com o kit Sabra.
Ou outra modernização Turca.
Caso contrário, doe os M60 para o CFN, e uma unidade para centros de P&D no Brasil.
Para a partir dele, desenvolvermos variantes nacional ou facilitar o desenvolvimento do Osório MK2.