SISFRON – Exército recebe novo lote de viaturas-rádio Agrale Marruá

O Exército Brasileiro (EB) segue fortalecendo sua infraestrutura de comunicações táticas na faixa de fronteira com a entrega de 11 viaturas-rádio, projetadas para garantir conectividade segura e contínua entre tropas desdobradas no terreno e seus respectivos centros de comando e controle. As entregas, realizadas no início de outubro, contemplaram a 18ª Companhia de Comunicações (18ª Cia Com), de Corumbá (MS), e o Comando de Fronteira Jauru/66º Batalhão de Infantaria Motorizado (C Fron Jauru/66º BI Mtz), de Cáceres (MT), ampliando a capacidade operacional dessas organizações militares.

As viaturas integram o Projeto de Sensoriamento e Apoio à Decisão (Pjt SAD 2), integrante do Programa Estratégico do Exército Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Prg EE SISFRON). Sob a condução do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), essas viaturas fortalecem o potencial de monitoramento operacional.



INTEGRAÇÃO E EFICIÊNCIA EM CAMPO

As viaturas-rádio possibilitam a integração de até quatro equipamentos rádio distintos, conferindo à tropa significativa flexibilidade no planejamento, aspecto fundamental para o apoio a operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), de defesa da Pátria e outras missões.

Na prática, essa versatilidade permite combinações diferentes em uma única viatura — o que evita a necessidade de criar modelos específicos para cada tipo de operação. Ou seja, uma única viatura pode atender às demandas de comunicações táticas, estratégicas ou logísticas, conforme o contexto da missão. 

Essa solução inteligente e modular otimiza recursos, aumenta a mobilidade das tropas e garante maior eficiência operacional, especialmente em regiões desafiadoras como o Pantanal e as áreas de fronteira oeste.

Com as novas entregas, o Exército reforça o compromisso com a modernização e a interoperabilidade de seus sistemas de defesa, consolidando o SISFRON como um marco de inovação tecnológica e fortalecimento da soberania nacional.


Fonte: Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, cia CCOMSEx

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *