Na última quarta-feira, dia 19 de novembro, foram oficialmente apresentados os primeiros carros de combate Leopard 2A8 DEU e 2A8 NOR, destinados ao Exército Alemão e Norueguês, respectivamente, nas instalações da KNDS Deutschland, na cidade de Munique, na Alemanha.
O evento contou com a presença do ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, do primeiro-ministro da Baviera, Dr. Markus Söder, da secretária de Estado da Noruega, Marte Gerhardsen, e de inúmeros convidados internacionais.
Até o momento, a Alemanha encomendou um total de 123 novos Leopard 2A8, mas, durante a apresentação, o Ministro Pistorius anunciou que outras 75 unidades do novo tanque serão encomendadas em 2026. Já a Noruega encomendou 54 unidades, com opção para mais 18.
As viaturas norueguesas (Leopard 2A8 NOR) apresentam algumas diferenças em relação as alemães, como um sistema de alerta por iluminação a laser de fabricação israelense, de sistemas de comunicação e de gerenciamento de combate e o ICS/CORTEX, da empresa norueguesa Kongsberg, que permite a reconfiguração da transferência de dados e a comunicação com outros sistemas de combate. Outras diferenças se encontram no peso, sendo os CC noruegueses mais leves devido à ausência da proteção contra minas terrestres.
Além desses, os Países Baixos, a Lituânia, a República Checa, a Suécia e a Croácia também estão interessados no programa Leopard 2A8 (Itália cancelou a compra).
Esses países aderiram ao acordo-quadro assinado pelo Ministério da Defesa alemão com a KNDS DE para a produção do Leopard 2A8, definindo o preço final do da viatura e os prazos de entrega, permitindo que os países participantes alcancem economias de escala e compartilhem logísticas e de treinamento.
Durante o Evento também foi apresentado a primeira das 12 novas viaturas blindadas de combate obuseiro autopropulsado (VBCOAP) PzH 2000A4, destinados ao Exército Alemão, para substituírem os exemplares entregues à Ucrânia.


Com informações da KNDS Deutschland