A Airbus Helicopters recebeu certificação da Agência Europeia de Segurança de Aviação (EASA) para o uso do procedimento Rig’N Fly, melhoria introduzida nos sistemas de aviônicos projetada para conduzir aproximações automáticas nos pousos em plataformas durante operações offshore. Integrado pela primeira vez no helicóptero H225, o sistema também será implantado no H175 e no H160 ainda neste ano.
O sistema Rig’N Fly utiliza uma combinação de sensores de GPS, altímetros e radares para fornecer maior precisão de voo e melhor consciência situacional durante aproximações automáticas VMC e IMC em plataformas offshore. O sistema reduz a carga de trabalho dos pilotos, permitindo-lhes focar no controle de parâmetros de voo e no ambiente externo.
Esta nova modalidade também pode ser adaptada de acordo com as condições climáticas e do ambiente da plataforma para operações mais seguras e padronizadas, colocando o heliponto em posição mais facilmente visível para a tripulação.
“Os procedimentos Rig’N Fly são de extrema importância para garantir operações confiáveis e condições de voo mais seguras possíveis , e este é um quesito onde a Airbus Helicopters continua a focar seus desenvolvimentos”, disse Marie-Agnes Veve, chefe de programa do H225.
Usando o mapa digital (DMAP) e o avançado dispositivo de controle de rota (ECCD), os pilotos terão a possibilidade de modificar facilmente o sistema. No mapa, as informações podem ser mescladas com fatores ambientais adicionais, incluindo radares meteorológicos e dados de vento. Ele também inclui o Sistema de Informação Automática (AIS) que alerta o piloto se um navio estiver prestes a interferir naquela trajetória. Já o ECCD, que também estará disponível no H175 e H160, é um novo dispositivo ergonômico de controle e de fácil uso que permite ajustar o plano de voo.
Os aviônicos atualizados do H225 incluem também introdução de guias de Performance de Navegação Requerida para aproximação.
O H225 é um helicóptero biturbina de 11 toneladas que combina a capacidade de transporte de até 19 passageiros, com grandes capacidades de carga e alcance, para atender as necessidades mais exigentes da indústria de petróleo e gás.
Cerca de 70% da frota mundial da família Super Puma é operada para transporte de pessoal nesse segmento. A frota em serviço inclui 181 H225 para 32 clientes em 22 países, com cerca de 20 entregas cumpridas em 2015.
Ivan Plavetz