Deslocamento de aeronaves reforça operação de defesa aérea e apoio às autoridades durante a COP 30 em Belém
A Força Aérea Brasileira (FAB) deslocou, no último fim de semana, aeronaves de caça F-5M Tiger II e A-29 Super Tucano para Belém (PA), sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Os vetores integram o esquema de Defesa Aeroespacial que atuará durante a Cúpula dos Líderes, nos dias 06 e 07 de novembro, em cumprimento ao Decreto nº 12.699, de 29 de outubro de 2025, que estabelece procedimentos específicos para aeronaves suspeitas ou hostis e reforça as medidas de segurança da navegação aérea na região.

Além dos caças, participam da operação o avião multimissão KC-390 Millennium, a aeronave de alerta aéreo antecipado E-99 e o helicóptero H-60L Black Hawk. O planejamento prevê a intensificação dos voos de reabastecimento em voo dos F-5M, permitindo maior tempo de patrulha. O E-99 realizará missões de vigilância e controle do espaço aéreo, enquanto o H-60L Black Hawk apoiará operações de busca e salvamento e ações de controle no solo, em casos de pousos obrigatórios de aeronaves não autorizadas.
Todas as ações são coordenadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), sediado em Brasília (DF), responsável pela condução das operações e pelo emprego dos meios aéreos de defesa em todo o território nacional.
A mobilização faz parte do planejamento operacional da FAB para garantir a defesa do espaço aéreo e a segurança das delegações e autoridades internacionais reunidas em um dos principais eventos globais do ano.

Texto: tenente Michelle Daniel / COMAE
Fotos: FAB
Uma resposta
Apenas um comentário e a pergunta…quais seriam as eventuais ameaças de um evento deste tipo que justifiquem este aparato militar? Obrigado pela informação.