COLOG inicia estudos para o projeto sustentação logística na Amazônia

O Comando Logístico (COLOG) deu início aos estudos para a criação do Projeto Sustentação Logística na Amazônia, um empreendimento estratégico voltado para garantir o abastecimento contínuo de suprimentos essenciais na região. O projeto conta com a parceria do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) e do Comando Militar da Amazônia (CMA), bem como a participação do Comando Militar do Norte (CMN) e está sendo implementado a partir deste semestre.

O objetivo central do projeto é evitar o desabastecimento em uma das áreas mais importantes do país, assegurando que recursos logísticos estejam sempre disponíveis, mesmo nos locais mais longínquos e de difícil acesso, como nos Pelotões Especiais de Fronteira (PEF).

A iniciativa está estruturada em quatro pilares fundamentais para a logística: aquisição, armazenamento (em consonância com os Hubs Logísticos), movimentação de cargas e transporte e contempla toda a cadeia alimentar, do Órgão Provedor ao consumidor final. Destaca-se ainda a segurança alimentar, que é uma atividade transversal aos pilares logísticos e garante a alimentação eficiente e segura.

Entre as ações já em andamento pelo COLOG ressalta-se a aquisição de viaturas e contêineres frigorificados, que serão integrados ao projeto para ampliar a capacidade de transporte de itens sensíveis do quantitativo de subsistência.

As visitas técnicas, entre os dias 06 e 12 de outubro, de militares do COLOG avaliam in loco as condições logísticas de vários Pelotões de Fronteira e as necessidades específicas no eixo Rio Negro, elegido para a implantação da 1ª Fase do projeto. Essas visitas são essenciais para o alinhamento das ações futuras.


AÇÕES CONJUNTAS

A participação do DEC será fundamental para a modernização da infraestrutura existente, com foco em obras de apoio e adequação das instalações, terminais de carga, depósitos e materiais de engenharia voltados para o transporte logístico. Já o CMA contribuirá com seu conhecimento territorial e operacional, garantindo que as ações estejam em sintonia com as dinâmicas regionais e as necessidades das organizações militares em sua área de atuação.

Ainda, faz-se oportuno considerar que o CMN, responsável pela Amazônia Oriental, é parte da solução, pela estatura do Estado do Pará, por ser servido por ligações terrestres permanentes e conectar-se à Amazônia Ocidental, sobe responsabilidade do CMA, pelo modal fluvial.

Essa integração entre COLOG, DEC, CMA e CMN é primordial para o sucesso do projeto, pois contribui para a otimização do fluxo logístico e proporciona resiliência operacional em toda Amazônia.

Com a responsabilidade de coordenar esta iniciativa, o COLOG demonstra mais uma vez seu compromisso com a prontidão e a eficiência logística, por meio do constante desenvolvimento de suas capacidades e adoção de tecnologias modernas. 


Fonte: Comando Logístico

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *