A Helisul Engenharia, que vem se destacando cada vez mais no segmento militar e de segurança pública, marca presença no Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública (ENAVSEG), realizado em Florianópolis (SC).
Com ampla experiência em modernização de aeronaves, integração de sistemas em diferentes plataformas e engenharia avançada, a empresa apresenta algumas de suas principais soluções.
MODERNIZAÇÃO DE AERONAVES MILITARES
A Helisul foi responsável pela modernização das aeronaves de treinamento avançado Embraer T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB). Com mais de 35 anos de operação, os aviões receberam uma nova aviônica baseada no Garmin G-600, incorporando uma tela digital colorida de cristal líquido em substituição a instrumentos analógicos que apresentavam elevado índice de obsolescência e impactavam a disponibilidade da frota. Além disso, o T-27 Tucano recebeu novos sistemas de navegação e comunicação. A modernização foi fundamental para preparar os futuros pilotos militares para o padrão tecnológico do século XXI.
A empresa negocia atualmente com outros cinco países da América Latina, oferecendo uma solução semelhante à adotada pelo Brasil, com possibilidade de adaptações às demandas específicas de cada operador. Entre os projetos em discussão estão aeronaves similares como o T-35 Pillán e o Pilatus PC-7.
A Helisul também apresenta uma proposta de modernização do EMB-314 Super Tucano, incorporando aviônica Garmin com uma tela digital panorâmica colorida de cristal líquido, semelhante à adotada no cockpit do F-39E Gripen da Saab.
Segundo a empresa, as mesmas soluções podem ser aplicadas em diferentes plataformas, tanto aviões quanto helicópteros. Atualmente, há negociações em andamento com Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e México.


DRONE E AVIÃO
Com 3 metros de envergadura, 2,5 metros de comprimento, quatro motores de decolagem vertical e um motor dedicado ao voo horizontal, o Gull é um drone da Helisul desenvolvido para missões de vigilância, patrulhamento, fiscalização e monitoramento, com autonomia de 4 horas e capacidade de carga útil de até 5 kg.
O sensor do Gull é capaz de realizar imagens convencionais (TV) e infravermelhas, sendo equipado com antena para transmissão de dados em tempo real. O alcance se dá por linha de visada, mas a Helisul também oferece solução de antena satelital via Starlink.
O sistema é ideal para missões de suporte, conectando tropas em solo com centros de comando e controle e com outras aeronaves em voo.

A Helisul fornece o sistema completo, incluindo treinamento e suporte logístico com assistência técnica. Além disso, oferece a opção de arrendamento — considerada a mais atrativa para os operadores, já que garante acesso a todas as atualizações e melhorias incorporadas ao projeto ao longo dos anos.
Em termos de avião de asa fixa tripulado, a HELISUL possui um acordo de montagem e comercialização da aeronave P-68 e exploração da marca SMP – SPECIAL MISSION PLATFORM. A aeronave P-68 é um bimotor a pistão de asa alta capaz de operar em pistas curtas com autonomia de 11 horas de operação, onde a versão SMP incorpora diversos elementos do sistema HELISUL C5ISTAR e é oferecida com diversos sensores embarcados para missões de proteção ambiental, segurança pública e militares.
A aeronave vem equipada com um ponto subalar padrão NATO 14 polegadas em cada asa com capacidade de carga de 90 kg e pode equipar sistema VIDAR (“video radar”) da Overwatch e pod subalar com sistema SIGINT (“signal intelligence”), radar de abertura sintética (SAR) de banda X ou sensor multi-spectral.
O sistema OVERWATCH VIDAR provê capacidade e geração de imagens multispectrais e mapas de alta resolução com swath de cerca de 10 km, combinando os diversos spectros para criação de mapas situacionais em 3D, extração de informações utilizando IA, detecção de pontos de queimada e manchas de óleo.
Além disso, a aeroanve possui sistema comunicação SATCOM, COMMINT com capacidade de intercepção de comunicação e drones, sistema de detecção de celulares e “hatch” equipado com sensor multiespectral de 10 a 20 polegadas. Ainda, para missões de vigilância marítima, a aeronave vem equipada com SLAR (“side looking radar”) com alcance de 200 milhas náuticas e resolução de 15 cm, ideal para imageamento de longa distância e proteção de fronteira azul.


