DSEI 2025 – Exército Brasileiro dá mais um passo para a produção do obuseiro nacional

No dia de hoje, 11 de setembro, o governo brasileiro, representado pelo general de divisão Tales Eduardo Areco Villela, diretor de fabricação do Exército Brasileiro (EB), assinou, com o governo do Reino Unido, uma declaração de intenções (“statement of Intent”), estabelecendo uma parceria estratégica para tratativas sobre a produção de obuseiros L119 Light Gun.

A assinatura desse documento possibilita o estabelecimento de um canal de comunicações para o possível licenciamento da produção nacional do obuseiro nos Arsenais de Guerra do Rio (AGR) e pelo São Paulo (AGSP), com apoio da empresa BAE Systems, fabricante original do sistema.

O L119 é um obuseiro leve de calibre 105 mm, uma evolução do L118 atualmente em uso no EB e conhecido por sua alta mobilidade e adaptabilidade, sendo utilizado por diversos países e reconhecido por sua elevada confiabilidade e flexibilidade operacional.

Esse acordo marca o início de um novo capítulo na cooperação bilateral estratégica em defesa com o Reino Unido, reforçando os esforços do Sistema de Fabricação para fortalecer a Base Industrial de Defesa (BID), contribuindo para o desenvolvimento de capacidades nacionais, geração de empregos qualificados, avanço tecnológico e soberania nacional, e mais um passo para a independência do Brasil no setor e que busca também a produção de obuseiros de 155mm.


Com informações e imagens da Diretoria de Fabricação

COMPARTILHE

Respostas de 5

  1. Quando eu era garoto, na escola cantavamos uma canção na formatura dentro do pátio da escola: “um dois, feijão com arroz, três quatro, feijão no prato…”, é assim mesmo que temos que fazer: “um dois, feijão com arroz, aprendendo com os Britânicos, e depois o “três quatro, feijão no prato, nacionalizando e, desenvolvendo novos modelos e calibres, buscando nossa auto-suficuência para esse equipamento básico em qualquer Exército

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *