DSEI 2025 – Suécia adquire MANPADS Piorun

Durante a Defence and Security Equipment International (DSEI) 2025, foi assinado um acordo entre a empresa polonesa MESKO SAe a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para a aquisição de sistemas portáteis de defesa aérea (“Man-Portable Air-Defense Systems” – MANPADS) Piorun, no valor aproximado de 3 bilhões de coroas suecas.

A Suécia manifestou interesse no sistema Piorun em março de 2025, por meio de uma carta de intenções, seguida de negociações nos meses subsequentes. Uma encomenda preliminar foi feita em junho, e o acordo final foi concluído na DSEI em setembro, com entregas programadas para 2027.

Os sistemas Piorun fortalecerão as capacidades de defesa aérea de curtíssimo alcance da Suécia como parte de seu programa de modernização das Forças Armadas. A decisão de Estocolmo demonstra que as soluções polonesas são valorizadas não apenas na região, mas também globalmente, inclusive pelos membros da OTAN, com a Suécia ingressando na Aliança em 2024.

O Piorun foi desenvolvido inteiramente na Polônia e é continuamente modernizado em cooperação com seus usuários. O sistema provou ser eficaz em combate, inclusive na Ucrânia, e se destaca pela alta precisão, resistência a interferências e capacidade de combater uma ampla gama de alvos, desde aeronaves e helicópteros até drones e mísseis de cruzeiro.

COMPARTILHE

Respostas de 2

  1. Não são da mesma categoria, o rival similar no mercado é o Igla ou Stinger,um russo fora de questão comprar atualmente é o outro nem é fabricado atualmente ,o RBS-70 é uma arma complementar é não anula a necessidade de manpads.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *