Produtos tecnológicos são aprovados pela Defesa

O Ministério da Defesa promoveu, no dia 27, a 46ª Reunião da Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMIFD), onde deliberou acerca do credenciamento e descredenciamento de empresas, da classificação e desclassificação de produtos ligados à Base Industrial de Defesa (BID), e da manutenção do conceito de Sistema de Defesa conforme consta na Lei nº 12.598/12.

Os produtos classificados para emprego militar passam por análises criteriosas, reforçando a importância da indústria de defesa do Brasil e, posteriormente, são apresentados durante as reuniões da Cmid. O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante de esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, falou sobre a importância do processo. “Nós temos o cuidado de diferenciar um produto usado no quartel, como por exemplo, um copo ou uma caneta, de um produto classificado para emprego militar. Aqui são analisadas todas as propostas aprovadas pelas comissões para promover a base da indústria de defesa e consequentemente os produtos de defesa”, declarou.

Nesta 46ª edição, foram apresentados produtos tecnológicos que vão de válvulas de casco de submarinos, veículos aéreos não-tripulados até radares. Ao todo, foram classificados 160 Produtos Estratégicos de Defesa (PED), três Produtos de Defesa (PRODE), bem como o credenciamento de 5 Empresas de Defesa (ED) e 20 Empresas Estratégicas de Defesa (EED). A pauta incluiu também, a desclassificação de sete produtos e reclassificação de um produto, além do recredenciamento de uma empresa e alteração cadastral de uma empresa.

A reunião contou, ainda, com a presença do chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CHELOG), general de Exército Marcelo  Arantes Guedon; do Diretor do Departamento de Produtos de Defesa (DEPROD), major-brigadeiro do ar Claudio Wilson Saturnino Alves; além dos representantes das três Forças e dos Ministérios de Gestão e Inovação (MGI), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Secretário-Geral Adjunto; e do representante da CONJUR e do DEPFIN.

A próxima reunião da Cmid está prevista para ocorrer em novembro deste ano.


Fonte: Mistério da Defesa – ASCOM

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *