Representantes da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) foram recebidos pelo diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), tenente-brigadeiro do ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, no dia 22 de agosto, para tratar de cooperação em projetos de interesse comum.
Pela AIAB participaram o presidente Julio Shidara, o vice-presidente Jadir Nogueira Gonçalves (sócio-diretor da Fibraforte e coordenador do Comitê de Espaço da Associação) e o vice-presidente Danilo José Franzim Miranda (diretor de inovação da MacJee).O foco foi a colaboração para avanço de projetos de lançadores. “Todos os projetos atualmente em curso no segmento de lançadores têm muito a ganhar com o desenvolvimento conjunto de tecnologias de interesse comum”, afirmou Shidara.
Segundo ele, o cenário atual oferece condições favoráveis para colaboração: “Os significativos investimentos da FINEP em projetos estratégicos de lançadores, tanto na indústria quanto no DCTA, e, não menos relevante, a iniciativa da Advocacia-Geral da União de estabelecer o Núcleo Especializado em Matéria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Núcleo Especializado PD&I, criam um cenário de oportunidades singulares para o avanço de projetos estratégicos, fundamentais para que o Brasil possa conquistar a desejada capacidade de acesso independente ao espaço.”
O Núcleo Especializado PD&I foi instituído em março de 2025. Entre suas atribuições estão prestar consultoria e assessoramento jurídico a órgãos da administração direta localizados nos Estados e orientar sobre a instrução de processos administrativos correlatos. Com procuradores que participaram da construção do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Núcleo deve produzir interpretação jurídica alinhada ao espírito do legislador, fato que deve facilitar e intensificar a cooperação entre os setores público e privado em prol dos interesses nacionais, segundo expectativas da AIAB e empresas associadas.
Projetos financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT):
Microlançador Brasileiro (ML-BR): Veículo de pequeno porte para lançamento de nanossatélites em órbita baixa. Desenvolvido pela Cenic Engenharia em parceria com Concert Space, PlasmaHub, Delsis, ETSYS, Bizu Space, Fibraforte, Almeida’s e Horuseye Tech. O ML-BR terá 12 metros de altura; 1,1 metro de diâmetro (primeiro estágio), massa total de 12 toneladas e capacidade de inserir até 30 kg de carga útil em órbita baixa. Cada um de seus três estágios será impulsionado por um motor de propelente sólido;
RATO-14X (Rocket Assisted Take-Off): Foguete de decolagem para veículo hipersônico. Desenvolvido pela Mac Jee, por meio da empresa Equipaer. Será o maior foguete já produzido pela indústria nacional, com altura estimada de 14 metros, massa total em torno de 15 toneladas e capacidade de transportar o veículo 14X até 30 km de altitude, a velocidade superior a Mach 8 (mais de 10.000 km/h); e
Veículo Lançador de Microssatélites – Autonomia Tecnológica (VLM-AT): Projeto de Autonomia Tecnológica para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), coordenado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), para desenvolvimento de tecnologias nacionais para lançadores de satélites visando a diminuir a dependência de tecnologias estrangeiras.

Fonte: Rossi Comunicação
Respostas de 7
brasil é soberano e assim vamos crescendo mundialmente sem depender dos estados unidos
agora é a hora do brasil cancelar qualquer parceria ou autorização ou concessão aos Estados Unidos de uso ou trânsito em qualquer espaço ou ambiente por funcionários de qualquer pessoa que seja oriundo dos estados unidos até uma distância segura que possa evitar futuras sabotagens aos trabalhos de veículos de lançamentos de foguetes ou qualquer que seja os trabalhos do Brasil na sua ehemonia nacional visando segurança a qualquer equipamentos que possa resguardar a soberania brasileira a qualquer área que se de direito ao povo brasileiro ser sofrer interferência americana em solo brasileiro; assim sendo: o Brasil é dos brasileiros e não deve ser uma nação estranha ou estrangeira que deve ditar regras ao Brasil ou aos brasileiros em território nacional!!!!!!!!
COM TD CERTEZA E QUEM QUER VIVER EM PAZ DEVE ESTAR PREPARADO PARA A GUERRA !! FRASE MAIS QUE CONHECIDA E AGORA MAIS DO QUE NUNCA PRECISA SIM SER COLOCADA EM PRATICA EFETIVA !!!
Pena terem cancelado o projeto da AKAER.
Acho que deveriam reviver o projeto junto com a Avibras.
Quanto a esse projeto VLM-AT, tenho minhas dúvidas.
A FAB ficou encarregada há anos de desenvolver foguetes, e não foi muito longe.
Será que será diferente agora???
Isso é bom , mesmo o país sendo pacífico, nunca deve usar força bélica pra coagir país algum , por menor que seja…É nescessário ter projetos de coalizão até acima de países desenvolvidos , isso porque a política desses países são hostil e perigosa para o mundo, me refiro principalmente ao EUA que já é uma ameaça armada para o mundo.
não devemos nunca confrontar, mas precisamos superar esse poder hostil perigoso…
infelizmente…
O RATO-14X usa combustível sólido? Alguém saberia dizer?
Será!?!?! acompanho esta história a ais de 40 anos, e nada muda, lançam um foguete que não tem nada a ver com o CTA e fazem barulho! queremos os grandes foguetes, o resto é mais do mesmo, ou menos do mesmo!