O Sistema ASTROS concluiu, em 29 de julho, o deslocamento de aproximadamente 4.500 km até o 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (10º GAC SL), em Boa Vista (RR). A movimentação estratégica dos meios operacionais, conduzida pelo Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex), reforça a capacidade de pronta resposta da Força Terrestre, dentro das ações preparatórias da Operação ATLAS.
O deslocamento envolveu meios da 1ª Bateria de Mísseis e Foguetes do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes (16º GMF), apoiados pelo Centro de Logística de Mísseis e Foguetes (C Log Msl Fgt) e pelo Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA). A operação combinou transporte rodoviário e fluvial, com passagem por Brasília (DF), Palmas (TO), Belém (PA) e Manaus (AM), até alcançar Boa Vista.
Ao todo, sete viaturas compuseram o comboio principal e, durante o percurso, o comboio foi reforçado por mais viaturas de apoio, além de embarcações especializadas, assegurando-se assim a fluidez da operação em terrenos diversos.
No dia 27 de julho, as viaturas ASTROS chegaram por balsa ao porto do CECMA, em Manaus, e seguiram em comboio por via terrestre até Boa Vista, alcançando o 10º GAC SL na tarde do dia 29. A missão foi conduzida com disciplina logística, segurança operacional e precisão nos prazos estabelecidos.
A presença do Sistema ASTROS em Boa Vista amplia a capacidade de emprego de sistemas de defesa de área de longo alcance. A iniciativa reafirma a operacionalidade e o caráter de larga amplitude da Artilharia de Mísseis e Foguetes, elementos centrais da prontidão do Exército Brasileiro para missões de defesa da soberania nacional.



OPERAÇÃO ATLAS
A Operação ATLAS, prevista para outubro, será um exercício conjunto sob coordenação do Ministério da Defesa, com o objetivo de testar a integração e o emprego de Forças Singulares em cenários complexos. O deslocamento dos meios estratégicos para o extremo norte do país é uma etapa-chave para o sucesso da operação e para a consolidação da presença da Força Terrestre em áreas de interesse estratégico.

Fonte: 16° GMF
VEJA TAMBÉM
Respostas de 10
Reforço de nossa defesa nacional.
A fronteira com a Venezuela precisa ser muito bem vigiada.
Precisamos estar sempre de prontidão e devidamente preparados para qualquer movimento contra nossa soberania em qualquer cenário e situação.
lsso e muito importante pra a segurança ea soberania dosso pais
isso e muito importante para proteger o nosso país a nossa soberania e muito importante
E AGORA JOSÉ? [MADURO]
agora sim, senti firmeza no nosso exército,nossas fronteiras já eram pra ser guarnecidas a muito tempo!tem muita gente clandestina dentro do nosso país.
Cada vez mais sinto orgulho do nosso Exército Brasileiro mobilizando uma estrutura destas por este país continental para proteger nossas enormes fronteiras.
PARABÉNS EXÉRCITO BRASILEIRO!!!
Sou de Boa Vista RR
e a gente que mora por aqui sempre fica sabendo de “manobras de treinamento” da Venezuela próximo a fronteira.
uma vez ou outra a relatos do pessoal de Pacaraima, cidade próxima a fronteira, ainda mais com o conflito envolvendo as terras pertencentes a Guiana Inglesa.
A única forma da Venezuela atacar por terra a Guiana é passando pelo Brasil… e aí vem os “treinamentos” próximo a fronteira….
Precisamos mostrar que estamos sempre de olho e prontos para qualquer coisa…
Esse é o mesmo comboio que havia saído de Formosa-GO no final de Junho?