O grupo italiano Leonardo assinou um acordo para adquirir a Iveco Defence Vehicles (IDV), uma divisão do Grupo Iveco, por um valor empresarial total de 1,7 bilhão de euros e a transação será financiada com recursos disponíveis em caixa.
Esta aquisição estratégica marca um passo significativo no plano da Leonardo de fortalecer seu papel como fabricante líder de equipamentos originais (OEM) e totalmente integrado no setor de defesa terrestre. A aquisição aprimora ainda mais o abrangente portfólio de soluções de defesa e segurança do Grupo, abrangendo plataformas sobre esteiras e rodas.
“A aquisição da Iveco Defence representa um marco fundamental na execução da nossa estratégia de crescimento inorgânico e apoia a plena implementação do nosso Plano Industrial. Esta transação reforça a posição da Leonardo como referência no mercado europeu de defesa terrestre, um segmento que deverá apresentar crescimento sustentado nos próximos anos ”, afirmou Roberto Cingolani, CEO e gerente geral da Leonardo.
A aquisição também impulsionará o posicionamento comercial conjunto, alavancando a natureza complementar das redes de vendas das duas empresas e a capacidade de oferecer soluções integradas em mercados de alto potencial.
A integração dos sistemas eletrônicos da Leonardo, incluindo um conjunto completo de sensores eletrônicos de combate e torres de última geração, com os veículos da IDV garantirá a máxima eficácia das soluções operacionais propostas. O know-how altamente especializado em seus respectivos setores, aliado a robustas capacidades logísticas e de fabricação, impulsionará maior eficiência operacional e acelerará o desenvolvimento tecnológico conjunto, além de criar novas oportunidades para o desenvolvimento de habilidades profissionais e o aprimoramento de talentos.
A Leonardo, em colaboração com sua parceira Rheinmetall, avaliará oportunidades potenciais no sistema de veículos pesados.

Fonte: Leonardo
Respostas de 3
Eis um segmento que projeta a Itália no mundo, tornando a relevante, frente a outras nações europeias. sem alarde político a Itália se mostra ao mundo que nao é necessário ser arrogante para ser respeitado.
A parceria Ítalo- Brasileira sempre trouxe bons frutos. O projeto do “Xavante” alavancou a EMBRAER permitindo que se transformasse na potência que se tornou. Assim foi com o AMX , Beretta e recentemente com o GUARANI. A contribuição da Itália na formação do Brasil moderno é inestimável assim como no desenvolvimento da nossa indústria. Vamos juntos, filhos da Grande Pátria Latina.
e como fica com os progetos estrategico do brasil nos blindados existentes com a compra da empresa leonardo e IDV?