Exército Brasileiro acompanha competição de usuários do CV90

No período de 30 de junho a 4 de julho de 2025, o Comando de Operações Terrestres (COTER), por meio de um integrante do Centro de Doutrina do Exército (C Dout Ex), acompanhou a competição de pelotões de infantaria blindada, chamada General Van Uhm’s Trophy, conduzida pelo Exército Real Holandês na cidade de Bergen na Alemanha. A competição contou com a participação dos seguintes países usuários da viatura CV90: Holanda, Dinamarca, Estônia, Suíça e República Tcheca.

Após a competição, foi possível realizar a visita ao centro de treinamento de tropas blindadas e mecanizadas do Exército Real Holandês, na cidade de Amersfoort, na Holanda. Este centro é responsável pela condução dos diversos cursos de preparação das tripulações dos veículos blindados e mecanizados daquele país.

A visita teve por finalidade acompanhar o desempenho da viatura blindada de combate de fuzileiros (VBC Fuz) CV90 empregada durante a competição, colher as impressões das tripulações quanto ao emprego desta viatura e verificar o sistema de ensino e treinamento das tripulações.

Cabe ressaltar que o CV90 é uma viatura produzida pela empresa sueca BAE Systems Hägglunds e o Exército Brasileiro se encontra na fase de estudos para modernização de sua frota blindada com a adoção de uma família que incluirá a VBC Fuz.

Fonte: COTER

COMPARTILHE

Respostas de 3

  1. Apesar de ser um excelente sistema, comprovado em combate, há uma certa preocupação em relação a sua proposta com relação a utilização de diversos componentes produzidos em outros países, com a necessidade de certificação de usuário final (“end-user”) e sobre o controle de agências governamentais como a International Traffic in Arms Regulations (ITAR), dos Estados Unidos, e a Bundesamt für Wirtschaft und Ausfuhrkontrolle (BAFA), da Alemanha, que podem restringir a capacidade operacional do cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *