Florencia Lucero Heguy
O grupo multinacional espanhol Indra entregou o primeiro radar à Colômbia, no âmbito do contrato assinado com a Aeronáutica Civil (Aerocivil), como parte de um ambicioso projeto de modernização do sistema de vigilância aérea do país. O contrato, adjudicado pela Aeronáutica Civil, entidade pública que gere todos os serviços de navegação aérea do país, por um valor total superior a 65 milhões de euros, inclui a renovação de mais de 50% dos radares atuais.
A primeira estação foi instalada no departamento de Valle del Cauca, perto de Cali, a terceira maior cidade da Colômbia, numa torre de 30 metros de altura. O novo radar incorpora tecnologia de ponta com capacidade tridimensional (3D), radar secundário Modo S, sistema de vigilância automática (ADS-B) e canal meteorológico, o que melhorará significativamente a gestão do tráfego aéreo, mesmo em condições adversas.
O plano inclui a renovação de mais de 50% da infraestrutura de radar do país, com a instalação de sete novos radares primários (um de longo alcance) e sete radares secundários com tecnologia Modo S, além de sete estações ADS-B independentes. Esses sistemas serão distribuídos estrategicamente por todo o país, inclusive em áreas de difícil acesso na Cordilheira dos Andes.
Este é o maior contrato de aviação civil assinado até o momento na Colômbia e na América Latina, não apenas pelo seu volume, mas também pela sua ambição, pois envolve equipar sete novas estações com a mais recente tecnologia para garantir a máxima segurança, eficiência e sustentabilidade do sistema de aviação civil e facilitar uma gestão mais fluida do tráfego aéreo, o que, por sua vez, contribui para uma maior pontualidade.
“Este projeto de grande porte permite à Indra contribuir para a melhoria dos serviços de navegação aérea em todas as suas etapas e posicionar a Colômbia como um dos países da região com os sistemas e serviços de navegação aérea mais eficientes, seguros e de vanguarda. Estamos orgulhosos de que países líderes como Colômbia, Alemanha e Reino Unido, com quem assinamos recentemente um contrato para renovar suas redes de radar, confiem em nossa tecnologia de ponta para avançar rumo a um modelo de aviação muito mais eficiente e sustentável”, enfatizou Víctor Martínez, gerente geral de ATM da Indra.
A Indra implementará sete radares primários (um de longo alcance), sete radares secundários MSSR Modo S com ADS-B integrado e sete radares ADS-B independentes para monitorar o movimento das aeronaves. Os sistemas serão dedicados à operação eficiente e segura do espaço aéreo colombiano e estarão equipados com as mais recentes tecnologias para garantir a troca de informações durante as diferentes fases de decolagem e voo, tanto em rota quanto na aproximação aos principais aeroportos do país.
Os radares primários, com funcionalidade 3D, aplicam as mais recentes tecnologias para garantir a vigilância em aeroportos e rotas aéreas e fornecer informações precisas sobre a posição da aeronave, incluindo a altitude de voo, mesmo nas condições climáticas mais extremas, captando sinais de solo e interferências naturais ou antropogênicas. Serão compatíveis com os radares secundários MSSR Modo S da Indra, os mais avançados do mercado, com sistemas ADS-B integrados, que coletam dados automaticamente em voo.
Além de aumentar a precisão da detecção e do rastreamento de aeronaves, os novos radares incorporam recursos de cibersegurança e sustentabilidade, além de conectividade com os principais centros de controle do país, incluindo os da Força Aérea e da capital, Bogotá.
A Indra, que já implementou sistemas semelhantes em países como Alemanha e Reino Unido, enfatizou que este projeto não só otimizará a segurança operacional, como também contribuirá para a redução de atrasos e emissões, consolidando um modelo de transporte aéreo mais eficiente e moderno na Colômbia.
A entrega dos seguintes radares será concluída nos próximos meses, com a meta de ter a rede totalmente operacional até o final de 2026.
