José Múcio sobre o Gripen: exemplares para a Colômbia e segundo lote para o Brasil

Em entrevista para Felipe Salles, do canal Base Militar Vídeo Magazine, durante o International Paris Airshow, que acontece na França de 16 a 19 de junho, o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio Monteiro Filho, comentou sobre a aquisição dos caças Saab Gripen E/F pela Colômbia e o segundo lote do F-39 para o Brasil.

“Nós tivemos problemas de liquidez para acertar a finalização deste contrato, que já era para ter sido encerrado. Eu vou estar com o presidente da Saab aqui na feira para conversar. Nesses próximos 15 dias, a Colômbia está comprando 18 Gripen e nós temos interesse que esses aviões sejam construídos no Brasil. Na teoria, isso já está acertado e nós estamos trabalhando para que isso seja efetivado. Surgiu a ideia de a Colômbia fabricar, mas nós temos a nossa base para treinamento, o cockpit para treinamento, treinamos pilotos e mecânicos, e tudo isso é uma coisa importantíssima, e eu acho que vamos chegar a um bom termo.”

De fato, a infraestrutura construída no país para o Gripen, por meio do maior acordo de transferência de tecnologia já celebrado com a Força Aérea Brasileira (FAB), criou as bases para que o país construa aeroestruturas e até caças completos em território nacional.

Na fábrica de São Bernardo do Campo, a Saab produz a fuselagem dianteira e traseira, o cone de cauda e o freio aerodinâmico do Gripen, aeroestruturas essas de alta complexidade e que exigiram o treinamento de brasileiros na Suécia por períodos de até dois anos com total transferência de tecnologia. Hoje, esses profissionais possuem experiência e conhecimentos para treinar outros brasileiros, caso exista a necessidade de se expandir a mão de obra local.

Também em São Bernardo do Campo está instalada a capacidade de manutenção do radar e de sistemas de guerra eletrônica do Gripen, aumentando a independência do Brasil sobre o mantenimento de componentes altamente tecnológicos e complexos, reduzindo os custos por não haver a necessidade de se contratar empresas de fora do Brasil e diminuindo o tempo que esse material vai ficar indisponível para o voo. Da mesma forma, essa estrutura pode ser usada para dar suporte para os sistemas do Gripen de outros países.

Em Gavião Peixoto (SP), a Embraer já está fazendo a montagem final dos primeiros de 15 caças produzidos no país, e o local tem infraestrutura para receber mais pedidos, seja de um segundo lote da própria FAB ou de outros clientes que optarem pelo Gripen.
Além dos caças da Colômbia, o Brasil tem condições de apoiar outros contratos da Saab que estão sendo estabelecidos em torno do Gripen E/F, como a Tailândia, que anunciou a aquisição de 12 aeronaves em três lotes por um período aproximado de 10 anos. Apesar de não haver uma definição nesse sentido, a participação brasileira poderia ser por meio da fabricação das aeroestruturas.

No contexto da América Latina, além da Colômbia, o Peru está avaliando o Gripen como o seu próximo vetor de defesa aérea e, dependendo dos acordos firmados, o Brasil pode ser incluído na cadeia logística de fornecimento desses caças, fortalecendo a Base Industrial de Defesa (BID) e criando um ambiente com maior geração de empregos.

No âmbito da BID, vale um destaque especial. A empresa brasileira AEL Sistemas, que mantém sua sede em Porto Alegre (RS), é uma fornecedora global natural das soluções de Interface Homem-Máquina (HMI, Human-Machine Interface) para todos os caças Gripen de nova geração vendidos no mundo. Não apenas para os exemplares do Brasil, mas também para os da Suécia, da Tailândia, da Colômbia e de futuros compradores.

Esse sistema aviônico é composto pela tela panorâmica de alta resolução (Wide Area Display – WAD), de 48×20 cm, que conta com dispositivos redundantes, ampliando sua confiabilidade e resistência a falhas, mesmo em situações críticas; o mostrador digital de amplo campo de visão (Head-Up Display – HUD), instalado sobre o painel de instrumentos, que fornece todas as informações críticas de voo e táticas de missão; e o capacete com mira montada (Helmet-Mounted Display – HMD), designado Targo, que projeta as informações do HUD na viseira do capacete. O HMD é integrado ao sistema de armas, proporcionando uma vantagem tática significativa no combate.

Caso esse cenário se confirme, fica evidente a visão estratégica e de longo prazo daqueles que planejaram e concretizaram o acordo de transferência de tecnologia em torno do Gripen. Eles, naquela oportunidade, enxergaram que o Brasil poderia ir muito além da renovação da sua Aviação de Caça com um vetor de estado da arte, mas reforçar a posição de liderança do Brasil no continente e projetar mundialmente sua imagem e a da sua BID como um ator de relevância. Em pouco mais de 10 anos desde a efetivação do contrato, a colheita da segunda safra dos bons frutos da parceria estratégica Brasil-Suécia começa a ficar mais próxima.

Sobre a possibilidade de um segundo lote de caças Gripen atrelado à venda do KC-390 para a Suécia, o ministro comentou que essa conversa existiu, “mas terminou não acontecendo esse atrelamento. Há uma promessa, um interesse e uma boa vontade, mas não tem acontecido”. Infelizmente, como o próprio ministro ressaltou na entrevista, há um problema de liquidez, ou seja, o programa tem sido afetado por cortes de verbas que impactaram especialmente nas entregas do Gripen para a FAB.

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Respostas de 2

  1. Ou seja, dá pra entender que ainda vai demorar pra esse segundo lote ser assinado (se um dia for…). É notório que ele fala que “já foi quase assinado”, num ar de um horizonte que quase ocorreu e que estamos hoje longe desse acontecimento… A não ser que esse pressentimento foi passado de forma proposital pelo Ministro pra esconder negociações atuais, mas acho improvável. Ele acabou de falar que hoje não há liquidez..

  2. Muito mais importante que vendas do Gripen E/F para Colômbia, Peru ou outro país, é a compra de exemplares adicionais aos míseros 36 contratados até agora para a FAB. E isso, como o próprio ministro disse, é algo muito distante e improvável. Logo, não vejo motivo algum para comemorar nada!!

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