Holanda anuncia a aquisição de 46 Leopard 2A8

O governo holandês assinou hoje, 14 de maio, um contrato para a aquisição de 46 carros de combate Leopard 2A8 com o grupo franco-alemão KNDS. A assinatura ocorreu no quartel de Bernardkazerne, em Amersfoort, na presença do secretário de Estado Gijs Tuinman, que endossou o acordo.

A previsão é que os novos blindados sejam entregues entre 2028 e 2031, permitindo a criação de um moderno batalhão de tanques, composto por cerca de 500 militares, que ficará aquartelado na cidade de Lohheide, na Alemanha, mantendo os compromissos do país com a OTAN.

 Para apoiar o treinamento e a prontidão operacional, o Exército Holandês também adquirirá quatro viaturas de treinamento de motoristas Leopard DTV, que serão utilizados no Centro de Treinamento de Condução e Recuperação para garantir que o pessoal obtenha as licenças necessárias para operar as novas viaturas.

O projeto, cujo orçamento é estimado entre € 1 e € 2,5 bilhões de euros, demonstra o compromisso do país com a cooperação internacional na Europa, bem como seu esforços em aumentar os gastos militares a fim de cumprir a meta de gastar pelo menos 2% de seu PIB em defesa. Outros países europeus, como Noruega e Suécia, também optaram pelo Leopard 2A8, reforçando sua condição de carro de combate padrão para as forças blindadas europeias.

COMPARTILHE

Respostas de 11

    1. Sonho meu sonho meu. Enquanto isso no Brasil se gasta dinheiro modernizando Cascavel para depois doar pro Uruguai como fizeram com o Urutu

  1. Se estima que um K2 Black Panther, que os peruanos estão querendo comprar, custa 1/3 do valor de um Leo 2A8. E também que seja mais barato que um CV90120. Claro que a manutenção no longo prazo será maior que a de um MMBT, mas não é possível que seja TÃO MAIOR a ponto de inviabilizar o orçamento…

      1. Paulo, li em fóruns americanos e europeus, mas sei que há muitas informações imprecisas.
        Como são assuntos permeados pela nebulosidade do sigilo, acabamos ficando perdidos.

        1. Exatamente, tem muita informação falsa sendo propagada, e o pior é que muitos pseudo-insiders as repetem sem checar….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *