Desde o último dia 3 de março, uma equipe do Exército Brasileiro (EB) encontra-se realizando o Curso de Operação e Emprego Tático da viatura de combate blindada de Cavalaria (VBC Cav) 8X8 Centauro II BR, na Scuola di Cavalleria, em Lecce, na Itália.
Os militares brasileiros estão se capacitando para o emprego do material, bem como adquirindo a expertise necessária para a montagem dos cursos de operação do material, que passará a ocorrer no Centro de Instrução de Blindados do Exército Brasileiro, a partir do ano de 2027.


As instruções, conduzidas por militares do Exército Italiano, buscam repassar os conhecimentos e experiências práticas fundamentais para a operação dos diversos sistemas do carro, com conteúdos teóricos e práticos.
Cada subsistema integrante da viatura Centauro II, que possui elevado nível tecnológico, é abordada e minuciosamente explorada – armamentos, optrônicos, painéis de controle, sistemas de segurança, demais hardwares e softwares e tiro real com o canhão 120mm, dentre outros conhecimentos.
O curso terá a duração de oito semanas ao total. Ao final, os militares brasileiros retornarão a suas unidades de origem, estando aptos a trabalhar no acolhimento das viaturas, sua operação e capacitação de novos recursos humanos relacionados à essa importante capacidade militar terrestre.


Fonte: Escritório de Projetos do Exército (EPEx)
Respostas de 5
Que venham mais centauro. Precisamos de pelos menos 221 veículos.
Bastos os centauros serão equipados com as remax???
Neste primeiro momento não, mas existem planos
Qual o valor do contrato para 98 Centauro 2?
pergunto porque algumas mídias divulgaram 900 mi de euros ou cerca de R$ 5 bi e outras falaram em R$ 3,3 bi (segundo o EB).
Não adianta comprar 90 carros tanques de guerra Sendo que vai demorar muito para essas viaturas chegar nesse total A mesma coisa que estão fazendo 4 fragatas Tamandaré sendo quando colocar em funcionamento no mar já outras fragatas estão muito velhas para serviço Vai ficar do mesmo jeito desguarnecido nossas forças armadas