O Projeto Sistema Integrado de Simulação ASTROS (SIS-ASTROS) está inserido no escopo do Programa Estratégico do Exército ASTROS (Prg EE ASTROS), contemplando em sua estrutura analítica o desenvolvimento do Simulador Virtual Tático (SVTAT), do treinamento baseado em computador (TBC) e dos simuladores virtuais técnicos (SVTEC).
O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo trabalho de pesquisa e desenvolvimento sintetiza os pilares da tríplice hélice, caracterizando a cooperação entre as instâncias governamentais de todos os níveis, a base industrial brasileira e as universidades.
Importa destacar que além das publicações técnico-científicas que demonstram as contribuições para a comunidade acadêmica e o fortalecimento no domínio da tecnologia, o Projeto produziu inovações com potencial de industrialização e comercialização futura, com dois depósitos de patente e registros de softwares no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
Como resultado da parceria entre Exército Brasileiro (EB) e a UFSM, pode-se ressaltar que já trabalharam no projeto aproximadamente 190 integrantes, entre professores e graduandos, desenvolvendo soluções para o sistema de simulação do Exército.
Ademais, diversas empresas vêm se beneficiando diretamente da mão de obra altamente especializada gerada pelo Projeto SIS-ASTROS, aproveitando o conhecimento e as competências adquiridas pelos profissionais envolvidos.
A capacitação proporcionada pelo projeto tem sido um diferencial no mercado de trabalho, inserindo profissionais qualificados no setor de tecnologia. A formação técnica avançada e a experiência em desenvolvimento de simuladores e tecnologias inovadoras capacitam esses profissionais a atenderem demandas complexas e a impulsionarem a inovação nas empresas, contribuindo para o fortalecimento da indústria nacional.
Fonte: Escritório de Projetos do Exército