Filipinas adquire o segundo lote de aeronaves Super Tucano

O ano está muito bem para a Embraer no mercado de defesa. No apagar das luzes de 2024, o que parece ser o seu último anúncio de venda de aeronaves militares, e cujo cliente não havia sido revelado pela fabricande brasileira na divulgação para a imprensa realizada hoje, foi confirmado pelas Filipinas.

O país, que já opera uma frota de seis Super Tucano, comprou agora um segundo lote de mais seis aeronaves, que integrarão o 16th Attack Squadron da 15th Strike Wing, na Base Aérea de Danilo Atienza.

Os primeiros aviões foram entregues em setembro de 2020, tendo sido transladados em voo e incorporados para substituir o Rockwell OV-10 Bronco, reforçando as capacidades táticas e operacionais do país.

Segundo a conta no X de @BoriLacandile, a revelação foi feita pelo general-brigadeiro Juliano Llarenas, comandante da 15th Strike Wing, que afirmou que o contrato foi assinado em 27 de dezembro.

COMPARTILHE

Respostas de 32

  1. Parabéns a EMBRAER por mais essa venda de mais 6 unidades do A29 Super Tucano para as Filipinas, dias depois de ter anunciado a venda de 12 aeronaves A29N Super Tucano Padrão OTAN para nossos amigos portugueses. E que o Ano Novo traga mais novidades, novas vendas e mais países satisfeitos com nossos produtos de excelência.

  2. Já repararam, a denominacao e marca Embraer é muito forte e fácil de pronunciar. Não tem muito que comentar, simplesmente, EMBRAER, orgulho de nós brasileiros.

  3. Será que é uma atualização de olho na China?
    Bem um excelente negócio para a Embraer. Pode se dizer até onde vi, que a área de Defesa está lotada de pedidos.
    PS. Os KC-390 parecem…parecem que não irão para as Filipinas, então.

  4. Bom dia
    Parabéns à exemplar EMBRAER.
    Aproveito para agradecer ao Paulo e a todos os colaboradores do TECNODEFESA pelas excelentes matérias trazidas a nós em 2024.
    Desejo a todos do TECNODEFESA e a todos leitores um ótimo 2025.

    1. acho difícil, o super tucano é uma boa aeronave, mas grande aumento é difícil, já que está no mercado a muitos anos, desde que venda alguma unidades por ano que possam manter a produção, já está ótimo, a joia do setor militar é o cargueiro mesmo.

      1. Somente este ano, contando por cima forma 34 aeronaves vendidas: 6 para o Uruguai + 6 para o Paraguai + 6 para as Filipinas + 4 para um cliente ainda não anunciado + 12 para Portugal…. Me parece que as vendas do Super Tucano estão no ápice e a aeronave não corre o risco de ser descontinuada, pelo contrário a nova versão A-29N de Portugal agrega diversos novos itens padrão OTAN. O aumento da oferta dessas aeronaves deve ser atendido a partir da OGMA subsidiária da EMBRAER em Portugal.

  5. Bom dia a todos , ótima notícia , parabéns a Embraer defesa e segurança , e que em 2025 venha novas conquistas de clientes e mercados para o super-tucano e para o C-390/KC390 .

  6. Fico feliz e orgulhoso em ver uma empresa brasileira tão atuante no mercado internacional, com projeto tão ambicioso e estratégico em vendas de aviões militares e civis. Parabéns embraer.

  7. parabéns Embraer, isso mostra que este não é o país do amanhã, e sim de hoje, não é quintal de ninguém, é só ter democracia, para não ter instabilidade e convulsão social, que ele desenvolve-se, assim como, outros setores também estão se desenvolvendo.

  8. parabéns para Embraer, tenho certeza queo Eng Osires Silva também está, mas não querendo estragar o momento, o único senão foi a situação da Avibras que não conseguiu acompanhar e visualisar o mercado !

  9. Parabéns Embraer pelo sucesso consolidado ao longo de sua história. Me sinto orgulhoso de feito parte dessa história de sucesso por 26 anos. E quando me desliguei em 2016 um dos meus desejos foi que gostaria de ver a continuidade desse sucesso sendo construído pelos colegas que lá continuaria. Parabéns!

  10. Embraer virou um nome mundial
    Produtos como Emb-314 SuperTucano e C-390 Millenium simbolizam um país que deu certo. Pena que as decisoes nao se lomitam a área técnica. Haja visto a recente oferta dos F-16 a Colombia para inviabilizar o Gripen F-39, a própria Filipinas sao exemplo com um traslado intercontinental inédito no primeiro lote

  11. Embraer defesa & segurança. orgulho nacional, no Ar e no Mar, KC390, Super tucano, Gripen e aeronaves civis, no mar Fragatas Tamandare, entre outros projetos.

    Poderemos sonhar, com uma Avibras gerenciada pela Embraer, seria sensacional. Não podemos deixar a Avibras virar uma nova Engesa.

    Políticos acordem e protejam ss nossa empresas.

  12. …o sentimento de orgulho é sempre maior quando a gente tá fora de casa…porque será?…made BRASIL…ah mas é muito bom quando caminhando para embarcar por esse mundo a fora vc dá de cara com uma aeronave estacionada no pátio e lê EMBRAER em verde e amarelo…que saudade…parabéns gente…

  13. bom falta desenvolver, um avião a jato multifuncional, casa,ataque, bombardeiro, de pelo menos 4++, só super tucano e pouco, devemos evoluir, para competir com o mercado internacional e resguardar a segurança nacional com a independência na defesa e fabricação própria.

    1. A Embraer, na década de oitenta apresentou o projeto de um caça MFT-LF, com com velocidade supersônica de 1.600Km/h, para substituir os gloriosos F-5 Tiger II em final de vida, e agora conta com a Akaer para ajudar a reeditar esse projeto atualizado, graças a expertise dessa empresa no desenvolvimento do caça similar “Hurjet” para a Turquia, que inclusive já está sendo exportado para a Espanha para complementar seus Eurofighter Typhoon.
      Ao invés de procurar uma nova aeronave (usada e com restrições impostas), devemos prestigiar a nossa indústria aeronáutica com capacidade comprovada para atender as necessidades de nossa força aérea.

  14. A Embraer é um exemplo do que uma gestão eficiente é capaz de fazer com uma empresa que quase faliu na década de noventa e hoje está atrás apena da Boeing e Airbus, diversificando se portfólio e crescendo.
    Que isso sirva de exemplo para a renovação da “Avibrás”, uma empresa estratégica de defesa com tecnologia sensivel, mas com uma administração familiar que deve dar lugar a uma nova, profissional e qualificada para dar um novo rumo de sucesso para essa empresa de defesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *