Uzbequistão pode ser o 10º operador do KC-390

A antiga república socialista localizada na Ásia, com uma população de quase 33 milhões de habitantes, pode se tornar o 10º cliente do cargueiro de transporte tático KC-390, anunciado pela Embraer na semana passada.

O Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações, durante a 192ª Reunião Ordinária, realizada em 25 de abril de 2024, “aprovou pedido de cobertura do Seguro de Crédito à Exportação, ao amparo do Fundo de Garantia à Exportação, de operações de exportação de aeronaves da Embraer destinadas aos Estados Unidos e ao Uzbequistão”, segundo notícia divulgada pelo portal do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Na ata dessa reunião, disponível no mesmo portal, pouquíssimos detalhes da COFIG 961 são revelados, o que pode indicar que o “objeto” da negociação é uma aeronave militar, tendo em vista que na COFIG 962 está explícito no “objeto” a “Exportação de até 32 (trinta e duas) aeronaves E175”.

Com a divulgação da notícia da Embraer sobre a venda de dois KC-390 para um cliente não revelado, surge a possibilidade de o Uzbequistão ser esse novo operador.

Por ser uma antiga república socialista, a frota de aeronaves de transporte do Uzbequistão é majoritariamente composta por modelos de origem soviética, como o Antonov An-12, An-26 e Ilyushin Il-76. O país começou a renovar essa frota com a compra de quatro Casa C-295M, um processo que possivelmente continuará com os KC-390 brasileiros.

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Uma resposta

  1. Brasil entra para um grupo seleto de fabricantes de aeronaves de alta tecnologia. De comprador ele passa a fabricante e exportador. É um mercado bilionário e que requer muitos cuidados. pois é fácil de ser sabotado. Muita atenção para conflitos internos entre as forças de segurança e judiciário. pra não prejudicar nossos interesses. Muita atenção.

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