Seminário de tecnologia, defesa e desempenho humano em São Paulo

O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) promoverá o Seminário Pró-Pesquisa nos dias 14 e 15 de agosto, em São Paulo (SP). O objetivo é incentivar a pesquisa e o intercâmbio de conhecimentos entre os estabelecimentos de ensino das Forças Armadas e instituições acadêmicas. Voltado para estudantes, professores e pesquisadores das Forças Armadas, da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e de universidades convidadas, será dividido em três eixos temáticos: Defesa, Tecnologia e Desempenho Humano.

A conferência de abertura ficará a cargo do jornalista William Waack e a programação contará com palestrantes de peso, como a professora Dora Kaufman, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a advogada Patricia Peck Pinheiro, CEO e sócia-fundadora do escritório Peck Advogados, e Marcel Saraiva, gerente regional da NVIDIA, empresa especializada em computação de inteligência artificial.

Os participantes ainda poderão apreciar exposições de equipamentos e materiais das Forças Armadas e de parceiros do evento.As palestras ocorrerão no Círculo Militar de São Paulo (CMSP) e no Comando Militar do Sudeste (CMSE), ambos no bairro Paraíso, e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://bit.ly/46bD7Ax.

EIXOS TEMÁTICOS

O eixo Defesa abordará questões como tecnologias disruptivas no campo de batalha, estratégias de segurança para as Amazônia Azul e Verde, e o papel da guerra cibernética nos conflitos contemporâneos, analisando como essas dinâmicas influenciam as estratégias de defesa e segurança nacional.

Já o Tecnologia explorará avanços em áreas como tecnologias quânticas, inteligência artificial e robótica, destacando como essas inovações estão moldando o futuro da pesquisa e aplicação tecnológica.

E o eixo Desempenho Humano focará em aspectos como saúde e operacionalidade, avaliação do desempenho da mulher militar em diversos contextos, e os desafios dos testes físicos militares, visando entender e melhorar o potencial humano nas operações militares e de defesa.

Fonte: Comando Militar do Sudeste

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *