A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu o processo de recebimento da primeira unidade do helicóptero H-36 Caracal (H225M conforme designação adotada pela Helibras/Airbus Helicopters) na versão operacional.
A aquisição é fruto do projeto H-XBR, que envolve Marinha, Exército e Aeronáutica na compra de 50 helicópteros do modelo. O contrato prevê a montagem de unidades no Brasil através da Helibras, cuja fábrica fica em Itajubá (MG). Com essa última remessa de 2015 que, além da aeronave da FAB também entregou duas unidades operacionais ao Exército Brasileiro, o projeto completou um lote de 22 unidades entregues para as Forças Armadas.
A versão operacional da FAB, que já está sendo operada pelo Esquadrão Falcão (1º/8º GAv), sediado em Belém (PA), traz uma potencialidade inédita para a aviação de asas rotativas no Brasil e ainda pouco comum inclusive no cenário mundial.
O H-36 possui sistema de reabastecimento em voo, sendo que ele permite uma maior capacidade de atuação da aeronave, pois sua operacionalidade fica, agora, restrita à fadiga da tripulação. Para tornar possível esse tipo de manobra, um avião de transporte KC-130 já está sendo adaptado para funcionar como reabastecedor de helicóptero e realizou seu primeiro voo em fevereiro deste ano.
A versão operacional do Caracal também está equipada com um moderno sistema de autodefesa, o EWS (Electronic Warfare System), capaz de detectar mísseis guiados e acionar chaff & flare, dispositivos que “enganam” o sistema de guiamento dos mísseis e protegem a tripulação.
Ivan Plavetz