Operação Munduruku IX concentra mais de mil militares em adestramento no Maranhão

No período de 24 a 27 de junho, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) realizou o exercício de simulação viva do exercício Munduruku IX, como parte do Programa de Adestramento Avançado da Grande Unidade.

A atividade contou com a participação de mais de 1.000 militares das organizações militares subordinadas à Brigada, oriundas dos municípios de Marabá, Itaituba e Tucuruí, no Pará e, ainda de Imperatriz, no Estado do Maranhão, e o exercício de dupla ação ocorreu no município de Itupiranga.

Compondo a Força Oponente (ForOp) estava a Força Tarefa CORE, pertencente ao 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), representada pela subunidade que participará do Exercício CORE24 (Combined Operation and Rotation Exercise), a ser realizado de maneira combinada com o Exército dos Estados Unidos da América, no Fort Johnson, em agosto deste ano.

Dentre as atividades desempenhadas pela fração estão o planejamento detalhado com integração das funções de combate, assalto aeromóvel com emprego de aeronaves HM-4 “Jaguar” e HM-1A “Pantera” do Destacamento de Aviação do Exército do Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN), infiltração noturna, ataque a uma posição defensiva e, uma junção com tropas de cavalaria que marcou o fim da Operação, atestanto toda a operacionalidade das tropas.

Fonte: Comando Militar do Norte

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

As empresas italiana Leonardo e a alemã Rheinmetall, duas gigantes no setor de defesa europeu, assinaram um memorando de entendimento...

Entre os dias 12 a 20 de junho aconteceram os primeiros ensaios de Engenharia do demonstrador de tecnologia do radar...

Arranjo empresarial liderado pela CENIC conclui primeira fase do programa para construção do veículo lançador de pequeno porte (VLPP) para...

O Destacamento de Aviação do Exército do Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN) realizou no final de junho o...

Comentários

3 respostas

  1. Acho interessante que nesses exercícios não é registrado que existam observadores das outras forças. Sempre é uma conotação de operação isolada do EB.

  2. Interessante, em uma das fotos, tem um soldado com a LGM-40 mm (talvez da Millkor Sul Africana).
    Me lembro quando anunciaram na LAAD, uma parceria entre a empresa Sul Africana e a Inbel, para fabricação local desse equipamento.
    Porém, todos nós conhecemos as “capacidades” técnicas da Inbel né!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL