O Comando Militar do Nordeste (CMNE), nesta quinta-feira, dia 16 de maio, enviou um Hospital de Campanha (H Cmp) para atender as vítimas da inundação no Rio Grande do Sul. A unidade foi embarcada na Base Aérea do Recife (BARF), de onde seguiu, para a Base Aérea de Canoas (BACO), na aeronave multimissão KC-390 Millennium FAB 2855, pertencente ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o “Esquadrão Zeus”, da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Hospital de Campanha é uma unidade hospitalar móvel e extremamente versátil, que pode ser empregada em diversas atividades, desde operações militares até situações de emergências e calamidades públicas, como a vivenciada no Sul.
A estrutura flexível do Hospital de Campanha permite modular sua configuração, de acordo com o terreno, clima e tipo de apoio a ser prestado. Essa característica possibilita a realização de grande gama de serviços médicos, que abrangem atendimento ambulatorial, internações, exames laboratoriais e de imagem, e, conforme o caso, cirurgias de baixa complexidade.
O CMNE também se encontra realizando campanha de arrecadação de donativos junto à Família Militar. Até 16 de maio de 2024, foram arrecadados 288 toneladas de material, que estão sendo destinados aos atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Fonte: Comunicação Social do Comando Militar do Nordeste