Uma das missões da Engenharia militar é garantir o apoio à mobilidade dos cidadãos. Por todo o Estado do Rio Grande do Sul, engenheiros do Exército realizam trabalhos de abertura de passagens em obstáculos, de transposição de cursos d’água, de navegação em vias interiores e de conservação e reparação de pistas e estradas.
O 6° Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb), “Caserna dos Bravos”, realizou a operação de desobstrução de vias na cidade de Sinimbú, transportando o entulho, preparando de margens para lançamento de passadeira e transporte de material e pedras trazidos pelas fortes chuvas e enchente dos rios Pardinho e Pequeno.
O 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (12º BE Cmb Bld), “Batalhão Marechal Eneas Galvão”, liberou diversas vias no município de Agudo, o que viabilizou a retomada da circulação de veículos e pedestres, contribuindo para o restabelecimento da integração da cidade.
A 3ª Companhia de Engenharia Mecanizada (3ª Cia E Cmb Mec), “Companhia Emílio Carlos Jourdan”, está utilizando utilizam maquinário pesado para apoiar a prefeitura de Guaíba na remoção de entulhos das vias públicas. Esse trabalho propicia à Defesa Civil do município um maior alcance do suporte aos atingidos pelas cheias.
O pelo 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv) está utilizando seus equipamentos de engenharia na cidade de Estrela, desbloqueando vias, na retirada de entulhos e na coleta, transporte e distribuição de donativos e manutenção de pontes e estradas.
Sob a coordenação do 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E), as tropas atuam sem interrupções em várias frentes de trabalho, para amenizar os impactos da catástrofe que assola o estado gaúcho.
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército