Passado mais de um ano da assinatura do contrato entre o Exército Brasileiro (EB) e o Consórcio Iveco–OTO Melara (CIO), para a aquisição inicial de 98 viaturas blindada de combate Cavalaria (VBC Cav) 8X8 Centauro II, finalmente a primeira viatura está pronta.
Em fotos divulgadas recentemente, que foram tiradas na sede da IDV, em Bolzano, no dia 07 de maio, revelam a primeira viatura com a camuflagem no padrão do Exército Brasileiro (EB).
Esta viatura esta sendo preparada para o embarque para o Brasil, que deverá ocorrer nas próximas semanas. A segunda permanecerá na Itália para testes finais, mas deverá embarcar para o Brasil em meados do próximo semestre.
A VBC Cav Centauro II BR passou por uma série de avaliações por militares do EB na Itália e, após sua chegada ao Brasil, que está prevista para o inicio do próximo semestre, será iniciada a última etapa da avaliação técnica e operacional no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no Rio de Janeiro (RJ), visando o aceite e adoção, com previsão para que isso ocorra no final deste ano.
Estava prevista uma avaliação no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), em Santa Maria (RS), mas segundo fontes consultadas por T&D, devido as graves inundações que ocorreram no Estado do Rio Grande do Sul, todo o processo poderá ocorrer no CAEx.
Respostas de 8
Boa tarde
Excelente notícia.
Espero poder ler uma matéria semelhante, em breve, sobre o ATMOS.
Hoje foi noticiado em outro site que a assinatura do contrato emvolvendo a compra do ATMOS foi ” temporariamente suspensa” por “pressões”.
Lembrando que, no caso do CENTAURO II, houve até ação judicial para atrapalhar a compra.
qual o prazo de entrega dessas 98 unidades?
Não acredito que foi devido a pressão, até porque o Presidente já havia dado o aval para a compra. Acredito mais em detalhes.
Ponto para o EB que comprou realmente o que tinha de melhor.
até 2034 com construção no Brasil iniciando em 2027 , se não me engano a torre vai ser produzida no RJ mas posso estar enganado
É impressão minha, ou está faltando equipamentos na torre do Centauro? ou não está incluso no pacote?
Sim, falta o IRST!
Bom dia,
O Brasil precisa modernizar suas forças armadas, mesmo não estando em estado de guerra, acompanhar a tecnologia moderna. e um país rico na fauna, flora também na indústria e agricultura, que tem que estar preparado para se defender em caso de uma agressão externa. Ainda mais com estas guerras e conflitos pelo mundo. Temos que precaver e se preparando para o futuro.