Viatura anfíbia ucraniana participa dos resgates no Rio Grande do Sul

Desde o dia 05 de maio, uma viatura de resgate anfíbia Sherp, pertencente à empresa Resgatécnica, está atuando no socorro a população gaúcha atingida pela tragédia ambiental que assola todo o Estado.

A viatura embarcou do Aeroporto da Pampulha (PLU), na capital mineira, no domingo à noite, dia 04, para a Base Aérea de Canoas (BACO), em uma aeronave KC-390 Millennium, o FAB 2858, pertencente ao 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), “Esquadrão Zeus”, da Força Aérea Brasileira (FAB), junto com uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e diversos suprimentos, enviados pelo governo do Estado e uma grande quantidade de donativos da população mineira.

No dia seguinte a viatura foi enviada para a cidade de Porto Alegre, onde começou a atuar no resgate de pessoas ilhadas no bairro Humaitá, auxiliando as equipes locais até o momento.

UM VERDADEIRO “OFF ROAD”

O Sherp N 1200 UTV (“utility task vehicle”) é uma viatura anfíbia 4X4 com características únicas, pois é capaz de operar com eficiência nos mais diversos tipos de terrenos, como lama, pântanos, dunas, rochas, cascalho, gelo e outros tipos, transportando até nove pessoas ou mais de uma tonelada de carga.

Esta viatura, que é fabricada pela empresa ucraniana Quadro International LLC, de Kiev, e foi trazido ao Brasil em agosto de 2023 pela Resgatécnica – Equipamentos de Resgate e Salvamento (RGT), uma empresa de Belo Horizonte (MG), fundada em 2012 e que é uma referência neste segmento, fabricando diversos equipamentos e representando marcas de padrão mundial. Foi apresentada ao público durante a LAAD Security & Defence 2024 e já foi testado por diversos Corpos de Bombeiros, como os de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo que neste último participou de demonstrações no mesmo Rio Guaíba que esta atuando hoje.

Seus pneus de baixa pressão e altíssima, menos sujeitos a danos devido à sua elasticidade, que permite que o veículo se mova com facilidade tanto em terra como sobre a água. Possui um sistema de controle elétrico de pressão, que permite ao operador, de dentro da cabine, possa esvaziar ou encher seus pneus para melhor se adaptar a um terreno específico, utilizando os gases resultantes do escapamento do motor, além de cada pneu possuir um tanque adicional de combustível, o que aumenta sua autonomia.

O Sherp sendo demonstrado para demonstração no 2º GB Ponta Grossa, no Paraná

CARACTERISTICAS TÉCNICAS

  • Motorização: motor Kubota-V1505-t/E3B, diesel, com 55cv e torque de 19,3 kgf;
  • Velocidade Máxima: 40 km/h em terra e 6 km/h na água;
  • Capacidade: 1200kg em terra e 1000kg na água;
  • Autonomia: 50 horas em média, dependendo da capacidade de carga e do terreno;
  • Pneus: 1600x600x25, sem câmara, com baixa pressão e altíssima flutuação; e
  • Suspensão: independente e de longo curso.
LAAD Security & Defence 2024

COMPARTILHE

Respostas de 6

  1. Uma viatura interessante.
    Em caso de compra por Estados ou pela União seria interessante substituir por um motor MWM mais potente.

  2. Feita a filmagem do embarque do equipamento no KC390 publicado no YouTube, deu para ver um par de suportes (sapatas) automaticamente sendo baixado para apoio de solo do KC na base da rampa dando segurança para a subida do veículo sem outras preocupações. Show!

  3. Infelizmente, ao que parece, a robustez não é uma de suas características ou foi operada de forma incorreta, pois, a viatura teve pelo menos uma pane e teve que ser rebocada por jetski de civis presentes ao local. sds.

    1. A viatura simplesmente ficou sem combustível, mas para os “Sommelier de Desastres” das redes sociais, que ganham dinheiro mostrando apenas aquilo que a parcela mais nojenta da população quer ver, ou seja tragédias, não vale a pena mostrar esse veículo atuando em apoio aos bombeiros ou resgates, mas sendo rebocado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *