O Ministério da Defesa (MinDef), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SeProD), acompanhou, entre os dias 15 a 18 do corrente, a comitiva da Áustria, formada por integrantes do governo e representantes da indústria austríaca, incluindo empresas da área de defesa e segurança.
O secretário Rui Chagas Mesquita, foi o anfitrião do encontro, em Brasília (DF). Como parte da visita da delegação, ocorreu também o Diálogo das Indústrias de Defesa Brasil-Áustria. Trata-se de um passo estratégico para estreitar os laços de cooperação entre ambos os países.
A atividade possibilitou a troca de informações, tecnologias e oportunidades de negócios entre as respectivas Bases Industriais de Defesa e Segurança (BIDS). De acordo com Mesquita, as tratativas ampliam o acesso ao mercado europeu bem como a oportunidade de crescimento econômico do País. “A visita da delegação austríaca, composta por líderes e especialistas da indústria de defesa, fortalece os laços de cooperação e explora oportunidades mútuas entre nossos parques industriais. Entre os principais pontos abordados, está a futura aquisição do KC-390 Millennium pela Áustria, um dos nossos produtos de defesa de maior valor agregado. Com isso, ampliamos o acesso ao importante mercado europeu, o que certamente trará benefícios significativos para o Brasil, como crescimento econômico, geração de empregos e aumento no fluxo de exportações”, pontuou.
Foram realizadas reuniões no MinDef e visita à linha de produção de aeronaves na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto, e também à sede da corporação, em São José dos Campos, ambas no interior de São Paulo. A iniciativa, intermediada pelo ministério e pela Advantage Austria, contou com a participação de 11 empresas e representantes do governo austríaco e empresas associadas ao Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro. Durante o encontro, houveram mais de 60 reuniões entre os participantes, proporcionando o desenvolvimento de novos negócios, troca de experiências e discutidas possíveis parcerias..
A comitiva visitou, ainda, a Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM) e o Arsenal de Marinha, no Rio de Janeiro. O adido de Defesa da Áustria, major-general Norbert Huber, frisou a cooperação entre o Brasil e a Áustria como muito boa. “Esse encontro vai ajudar a melhorar, aprimorar e aprofundar as nossas relações”, afirmou.
Também participaram do encontro, além de membros da SeProd, da Chefia de Assuntos Estratégicos (CAE) e do Ministério de Relações Exteriores.
Fonte: AsComSoc/ MinDef
Fotos:: Moisés Machado